Bacharelado ou licenciatura: Diferenças e o mercado para cada tipo de graduação

Você sabia que existem diferenças entre os tipos de graduações para o mesmo curso? Os principais são os cursos de licenciatura e de bacharelado.

Muitos têm dúvidas sobre o significa cada uma dessas nomenclaturas. E poucos sabem que, dependendo da escolha, haverá um direcionamento diferente na carreira.

Portanto, é importante saber o que são para ingressar na faculdade tendo a ciência do tipo de formação que terá. Conheça a seguir um panorama geral sobre essas duas especificações.

Bacharelado e licenciatura – Entenda as diferenças

Ambos são tipos de graduação e a diferença se dá na formação e na atuação profissional que cada aluno terá a partir da sua escolha.

Pode-se dizer que o Bacharel é o profissional voltado para atuação no mercado de trabalho mais amplo, levando em conta demandas, atualizações, entre outros quesitos.

Já quem opta pela licenciatura se qualifica para ensinar, isto significa que o aluno estuda para tornar-se professor e ingressar em instituições de ensino privadas ou públicas.

De maneira geral, ambos apresentam a mesma grade curricular. E muitas instituições já definem essa separação ainda na fase do vestibular.

É possível também escolher fazer as duas opções tanto bacharel como a licenciatura, mas as regras podem variar de instituição para instituição.

Mercado para o bacharelado

O bacharelado tem um amplo mercado de trabalho a sua disposição. Elas podem optar em abrir o próprio negócio, atuar em empresas privadas ou atuar no setor público.

Médicos, administradores, contadores, engenheiros, entre outros são profissionais que enxergam o bacharelado como a porta de entrada para o mercado de trabalho.

Vale frisar, que caso tenham só o bacharelado e posteriormente queiram lecionar é importante buscar a licenciatura ou cursos de pós graduação Lato Sensu (especialização) tudo vai depender da área de atuação do profissional.

Mercado para o licenciado

A sala de aula é o principal mercado para quem escolheu esse caminho. É um mercado amplo e em expansão, pois o ramo estudantil por mais que precise de reformas e melhorias é um mercado sempre em expansão.

O profissional poderá optar por uma carreira em escolas públicas, privadas e ONGs. E caso queira dar aula para o nível superior o estudante poderá cursar mestrado e doutorado.

Há divergência nos diplomas?

De modo prático não tem diferenciação, pois ambos receberão um diploma de graduação. Mas vale frisar que os bacharelados receberão o diploma de bacharel e os licenciados receberão o grau de licenciado.

O que vale mesmo é o estudante fazer a melhor escolha e a que mais se encaixe com as suas vontades para conseguir alcançar bons resultados e ter uma carreira satisfatória tanto para si como para os outros que ele terá contato.

Leia outro artigo sobre o assunto para ajudar na melhor escolha para sua graduação:

faculdade fazer ou não

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.