Uma das dicas mais recorrentes de estudo para vestibulandos e participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a resolução de questões de provas anteriores.
Contudo, muitos estudantes têm dúvida sobre como devem aplicar a resolução das provas nos estudos. Por esse motivo, explicamos as melhores maneiras de obter bons resultados a partir dessa forma de estudo.
Primeiramente, é preciso fazer aqui uma distinção sobre o estilo de provas de vestibulares tradicionais e o estilo de provas do Enem.
Enquanto as questões dos grandes vestibulares são criadas por uma banca determinada pelas universidades todo o ano, as questões do Enem são retiradas do Banco Nacional de Itens, ou seja, são atemporais, e menos conectadas com temas da atualidade do que os vestibulares tradicionais.
Nesse sentido, é importante considerar essa diferença, adaptando o seu estudo de acordo com a prova que você pretende prestar, inclusive no estudo a partir das provas anteriores.
Dicas
A dica mais relevante para os participantes do Enem é a de não responder as questões das provas anteriores como simulados. A mesma dica vale para os vestibulares específicos. Desse modo, se você pretende prestar vestibular para a Fuvest, por exemplo, evite fazer simulados com as provas anteriores desse mesmo vestibular.
A realização de simulado ajuda sobretudo a melhorar a desenvoltura do estudante com o tempo da prova. Além disso, é fundamental para obter um feedback quanto ao aprendizado em cada uma das disciplinas.
Contudo, a resolução das questões do Enem ou dos vestibulares específicos, para a obtenção de melhores resultados, deve ser realizada de maneira ativa. Ou seja, é importante que o estudante faça isso com tempo para analisar criticamente não só o assunto, mas como o assunto foi apresentado e cobrado em cada questão.
Além disso, é fundamental ter muita atenção nas palavras-chace apresentadas no texto base de cada questão, bem como no texto dos distratores (as alternativas de resposta).
Durante os estudos, você deve anotar quais são as palavras que aparecem e sobre as quais você não tem conhecimento. É fundamental observar os termos que te deixam confuso e estudá-los posteriormente, pois muito possivelmente essas palavras aparecerão em questões de outras edições.
Ao estudar e entender os enunciados e buscar o conhecimento total dos termos específicos da área que aparecem nas questões, você estará fazendo melhor uso da resolução de questões nos seus estudos.
Desse modo, recomendamos que você reserve para os simulados questões de outras provas ou mesmo os simulados online criados e disponibilizados em diversas plataformas. Mas, para o estudo adequado das versões anteriores do exame que você pretende prestar, é fundamental dedicar mais tempo e dissecar cada uma das questões.
E aí? Gostou da nossa dica? Deixe seu comentário!
Confira também Estudos: 5 dicas para estudar melhor de acordo com a ciência.
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/estudos-5-dicas-infaliveis-para-melhorar-seu-rendimento-nos-estudos/