Enem dos Concursos: governo divulga número de inscrições. Veja como conferir

Prazo para pagamento da taxa do Enem dos Concursos já chegou ao fim. Número de candidatos surpreendeu

Terminou na última sexta-feira (16), o prazo para que os candidatos pagassem a taxa de inscrição no Concurso Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como Enem dos Concursos. As pessoas que não pagaram o valor, e que não tinham direito à isenção, não poderão participar do certame.

Por outro lado, estima-se que pelo menos 1,88 milhão de pessoas garantiram a inscrição na prova. O número foi confirmado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, através da ministra Esther Dweck.

  • Número de pessoas que pagaram a inscrição: 1,28 milhão;
  • Total de candidatos do Enem dos Concursos: 1,88 milhão.

O número de candidatos é maior do que o número de pessoas que pagaram a taxa justamente porque uma parcela da população teve o direito de receber a isenção do governo federal.

Tais números, no entanto, tendem a aumentar nos próximos dias. Isso porque alguns candidatos realizaram os pagamentos da taxa através de boletos bancários. Nestes casos, é natural que a confirmação do pagamento demore alguns dias.

A expectativa geral do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos era de que algo entre 3 milhões e 3,5 milhões de pessoas se inscrevessem no procedimento até o final do prazo.

De acordo com informações do Ministério da Gestão, o valor da inscrição na prova variou de acordo com a sua área de escolha. Para os cargos de nível superior, por exemplo, há uma cobrança de R$ 90. Já para os cargos de nível médio, o valor cobrado é de R$ 60.

O Enem dos Concursos

As provas do Enem dos Concursos estão marcadas para acontecerem no próximo mês de maio.

“O exame será dividido em dois turnos no mesmo dia, com questões objetivas e dissertativas. A Fundação Cesgranrio será a responsável pela aplicação. A divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redações será no dia 3 de junho”, disse o ministério da Gestão.

Os turnos da prova:

Matutino (2h30 de prova):

  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
  • nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.

Vespertino (3h30 de prova):

  • nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
  • nível médio: provas objetivas (40 questões).

Ao contrário do que acontece em outros concursos, neste certame, o candidato não tem a opção de escolher a o cargo específico de interesse. Ele realiza a inscrição com base no bloco temático das vagas que mais lhe interessa.

Existe, por exemplo, a possibilidade de se candidatar para todas as vagas, desde que ele cumpra os requisitos de cada uma delas. Neste sentido, ele também deverá indicar a sua ordem de preferência.

O cronograma geral:

  • Inscrições: 19/01 a 09/02/2024
  • Divulgação dos dados finais de inscrições: 29/02/2024
  • Divulgação dos cartões de confirmação: 29/04/2024
  • Aplicação das provas: 05/05/2024
  • Divulgação dos resultados das provas objetivas e preliminares das provas discursivas e redação: 03/06/2024
  • Divulgação final dos resultados: 30/07/2024
  • Início da convocação para posse e cursos de formação: 05/08/2024.
Enem dos Concursos: governo divulga número de inscrições. Veja como conferir
Provas serão aplicadas no dia 5 de maio. Imagem: Reprodução

Ministério comemora

“Estamos felizes pelo sucesso dessa inovação no serviço público que é o Concurso Nacional Unificado. Boa sorte e bons estudos a todas as pessoas inscritas. Vamos agora construir um serviço público com a cara do Brasil!”, afirmou a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

“São mais de 20 órgãos trabalhando juntos, com acompanhamento muito próximo da CGU e do TCU, para garantir que o processo tenha a maior lisura possível. A gente tem uma rede de segurança, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, que inclui Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e todas as forças de segurança nos estados. Todo mundo vai atuar junto para garantir total lisura na realização da prova e evitar qualquer tipo de fraude, qualquer coisa que possa ameaçar o concurso”, disse a ministra Esther Dweck.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.