ENEM 2023: Último dia para envio de recursos contra o resultado do atendimento especializado

Os estudantes que solicitaram atendimento especializado ou tratamento pelo nome social na prova do ENEM 2023 receberam os resultados na última segunda-feira, dia 03 de julho.

O prazo para envio de recursos quanto ao resultado termina nesta sexta-feira, dia 07 de julho. Dessa forma, para que você consiga enviar o seu pedido e entender quais devem ser os seus próximos passos, o artigo de hoje separou um resumo completo sobre o atendimento especializado no ENEM 2023. Vamos conferir!

Prazo para envio de recursos termina nesta sexta-feira (07)

Conforme o cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), os pedidos de recursos quanto ao resultado do atendimento especializado do ENEM 2023 poderão ser enviados até às 23h59 desta sexta-feira, dia 07 de julho. É importante destacar que o prazo é o mesmo para os candidatos pedindo tratamento pelo nome social e para os estudantes que solicitaram atendimento especializado durante a prova do ENEM.

Na última segunda-feira, dia 03 de julho, o MEC havia divulgado o resultado dos pedidos de tratamento pelo nome social e de atendimento especializado enviados pelos candidatos que irão participar do ENEM 2023. O resultado está disponível na Página do Participante, no site do Inep. 

Recursos ENEM 2023
Os recursos serão aceitos até esta sexta-feira. Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Todos os participantes que tiveram os seus pedidos negados poderão enviar recursos quanto ao resultado. As solicitações deverão ser realizadas exclusivamente de forma online na Página do Participante do ENEM.

Para enviar os recursos, os estudantes deverão anexar documentos que comprovem a correção às inconsistências indicadas pelo Inep durante a análise das solicitações. Serão aceitos documentos enviados em formato PDF, PNG ou JPG e com tamanho máximo de 2MB. 

Próximos passos 

Após a análise dos recursos enviados, o Inep irá divulgar o resultado final das solicitações de tratamento pelo nome social e de atendimento especializado na próxima terça-feira, dia 11 de julho.

Para consultar mais informações sobre o atendimento especializado e o uso do nome social no ENEM 2023, os candidatos devem acessar o edital da prova. 

Atendimento especializado e uso do nome social no ENEM 2023

Os pedidos de atendimento especializado no ENEM 2023 puderam ser enviados pelos candidatos que precisarão de algum tipo de adaptação durante a prova. 

Nesta edição do Exame Nacional do Ensino Médio, os participantes que se encaixassem em uma da seguintes categorias puderam solicitar o atendimento:

  • Candidatos com deficiência auditiva;
  • Candidatos com surdez;
  • Candidatos com cegueira;
  • Candidatos com baixa visão;
  • Candidatos com deficiência física;
  • Candidatos com surdocegueira;
  • Candidatos com discalculia;
  • Candidatos com autismo;
  • Candidatos com visão monocular;
  • Candidatos com deficiência intelectual;
  • Candidatos com dislexia e déficit de atenção;
  • Candidatos gestantes e lactantes;
  • Candidatos com idosos ou em classe hospitalar. 

O tratamento pelo nome social, por sua vez, é destinado aos candidatos que se identificam como travestis ou como transexuais. Nesta edição do ENEM, puderam solicitar o tratamento pelo nome social todos os participantes transgêneros, travestis e não-binários.

A solicitação do uso do nome social também garante o direito ao uso de banheiro conforme a identidade de gênero do participante durante os dois dias de aplicação das provas do ENEM

ENEM 2023: cronograma oficial 

Depois de enviar os recursos, os candidatos deverão ficar atentos aos próximos passos previstos pelo cronograma do ENEM 2023

A próxima divulgação do MEC irá acontecer em outubro, quando cada candidato poderá acessar o próprio cartão de confirmação de inscrição, documento com informações como os horários e os locais de aplicação do ENEM 2023

As provas do ENEM serão aplicadas nos seguintes dias:

  • 05 de novembro, das 13h às 19h: 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e redação;
  • 12 de novembro, das 13h às 18h30: 45 questões de múltipla escolha de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Por fim, os candidatos terão acesso ao gabarito oficial do ENEM 2023 no dia 24 de novembro de 2023.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.