Enem 2023: Como fazer uma redação?

A preparação é importantíssima nestas horas

A redação é uma parte importante da avaliação do Enem, sendo que os estudantes devem dedicar uma grande parte de seus estudos à ela. Todavia, a prova exige conhecimentos avançados sobre o conteúdo que deverá cair. Portanto, uma boa preparação é fundamental, para que se possa conseguir uma boa nota.

Quem deseja ir bem na prova de redação deve procurar escrever sobre temas variados, e praticar a elaboração de textos sempre que possível. É preciso ficar atento, pois as provas do Enem 2023 devem acontecer nos dias 5 e 12 de novembro. Ademais, pode-se fazer as inscrições entre os dias 5 e 16 de junho.

Em relação aos pedidos de isenção das taxas de inscrição, eles podem ser feitos entre os dias 17 e 28 de abril. Voltando ao tema da redação, o estudante deve saber que na hora da sua correção, são observadas cinco competências, sendo que o texto poderá obter uma nota entre 0 a 1000 pontos.

Sendo assim, cada competência do estudante vale 200 pontos na prova de redação. Em síntese, ele deve ter o domínio formal da escrita da língua portuguesa, compreensão do tema proposto da prova, organização das informações e argumentos, conhecimento dos mecanismos linguísticos, e respeito aos direitos humanos.

Redação do Enem 2023

A princípio, a redação do Enem precisa ter no máximo 30 linhas, e ser dissertativa-argumentativa. O estudante deve expor uma problemática e uma proposta de interferência, considerando estes tópicos apresentados. Normalmente, os temas dispostos na avaliação são atuais, mas podem ser relativos ao passado.

Podemos estimar alguns temas que podem cair no Enem deste ano, como a relação entre a pandemia de covid-19 e a educação, violência doméstica contra crianças, o voto e a democracia. Além destes, podemos destacar, desenvolvimento econômico depois da pandemia, educação alimentar, turismo sustentável, e saúde pública.

Desse modo, o estudante para ir bem na prova de redação do Enem deve treinar a criação de seus textos de acordo com os temas mais atuais, de modo a se preparar o melhor possível. São várias as possibilidades, portanto, é necessário conhecer os assuntos discutidos recentemente no Brasil e no mundo.

É importante que ele aumente suas habilidades de escrita e de argumentação. Felizmente, ele pode contar com o auxílio de professores, de sites especializados, de livros e aplicativos, que ajudam a desenvolver a escrita e também a uma maior compreensão de diversos assuntos que porventura podem cair na prova.

Como ir bem na avaliação

Para fazer uma boa redação do Enem, ela deve ter uma introdução, um desenvolvimento do assunto tratado, e uma conclusão. Aliás, é preciso entender cada uma dessas etapas, compreender realmente o tema proposto, organizar bem as ideias. Depois destes passos, o estudante deve fazer uma revisão. 

Ao se deparar com a frase-tema, o estudante deve lê-la com bastante atenção. Nestas horas, os textos de apoio podem ajudá-lo em vários fatores, entendendo melhor a questão, que deve ser apresentada na redação. Deve-se observar as palavras-chave, os argumentos, ou as referências utilizadas.

Dessa maneira, o estudante do Enem precisa procurar entender a questão levando em consideração seu conhecimento sobre o assunto tratado. Ele deve incluir no texto as informações mais interessantes, e a apresentação dos melhores argumentos, para que a redação se destaque das demais.

Pode ser uma boa ideia construir um roteiro, um esquema, ou ainda, uma lista. O importante é organizar as informações que estarão presentes no texto. Uma boa ideia é definir o assunto que irá aparecer em cada parágrafo. Ao fazer um planejamento, há uma melhora no foco e na inclusão de detalhes na redação.

Outros pontos importantes

É interessante que durante a prova de redação, o estudante produza um rascunho. Como a estrutura do texto precisa ter uma introdução, desenvolvimento e conclusão, é necessário no início, apresentar o tema proposto e a tese que irá defender. No desenvolvimento, é preciso apresentar dois ou três argumentos.

Em relação à conclusão do texto, o estudante deve sintetizar os pontos principais e apresentar um reforço em sua tese. No Enem, pode ser interessante realizar uma formulação da proposta de intervenção no final da redação. Em suma, é preciso treinar todas estas questões para se sair bem no dia da prova.

   

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.