ENEM 2023: quem foram os principais pensadores da Filosofia Antiga? - Notícias Concursos

ENEM 2023: quem foram os principais pensadores da Filosofia Antiga?

O termo “Filosofia Antiga” é utilizado para denominar um momento muito importante da produção filosófica que é muito abordado por questões de filosofia dentro das principais provas do país, com destaque para a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio.

Essas questões costumam cobrar as características fundamentais da Filosofia Antiga em relação aos principais pensadores do período.

Dessa forma, para que você consiga se preparar da melhor forma possível para as suas provas, o artigo de hoje trouxe um resumo sobre os principais pensadores da Filosofia Antiga. Vamos conferir!

O que foi a Filosofia Antiga?

A Filosofia Antiga abrange o período em que a atividade filosófica do mundo ocidental estava concentrada principalmente na Grécia Antiga.

Nessa época, a filosofia surgiu a partir da necessidade dos filósofos de explicar o mundo real com base na razão e não nos mitos. Os fenômenos naturais, a existência e a racionalidade humana não poderiam ser satisfatoriamente explicadas pela religião, o que fazia com que esses pensadores buscassem outra possibilidade de explicar o mundo.

Vamos ver, a seguir, quais foram os principais pensadores da filosofia antiga e quais foram as suas ideias de maior destaque e impacto.

Quem foram os principais pensadores da Filosofia Antiga? Confira!

Pitágoras (570-495 a.C.)

Pitágoras foi filósofo, matemático e fundador a Escola Pitagórica.

O pensador defendia acreditava na imortalidade da alma, na transmigração e na harmonia do universo. Além de diversas ideias que foram fundamentais para a filosofia e a matemática, o filósofo elaborou a famosa teoria de Pitágoras, que afirmava que o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos. O teorema continua sendo uma das descobertas matemáticas mais conhecidas até hoje.

Além disso, é válido destacar que Pitágoras afirmava que a origem de todas as coisas estaria diretamente ligada aos números.

Tales de Mileto (623-546 a.C.)

Tales de Mileto é considerado um dos principais filósofos da Grécia Antiga, além de ser considerado o primeiro filósofo da tradição ocidental.

O pensador, que foi também matemático, engenheiro e astrônomo, é considerado por muitos estudiosos o primeiro filósofo de todo o mundo ocidental. Buscando explicações racionais para a origem das coisas, Tales desenvolveu a teoria de que que a água era o elemento primordial que havia sido o responsável por formar todos os elementos que podiam ser conhecidos pelos homens.

Anaxímenes (588-524 a.C.)

Anaxímenes foi um filósofo pré-socrático da escola jônica. O pensador desenvolveu a teoria que afirmava que o elemento que havia originado todas as coisas seria o ar. Essa substância originava, segundo o filósofo, os elementos por meio de processos de rarefação e condensação.

Heráclito (535-475 a.C.)

Heráclito afirmou que o fogo seria o elemento essencial da natureza, que deveria ter originado todas as coisas. O pensador ainda elaborou uma teoria sobre a brevidade e a transformação dos elementos, afirmando que “ninguém se banha duas vezes no mesmo rio.. Quando imergimos, águas novas substituem aquelas que nos banharam antes”.

Parmênides (515-450 a.C.)

Parmênides foi um filósofo pré-socrático que possuía uma filosofia oposta à de Heráclito. O pensador afirmava que o ser é imutável e que a mudança e o devir são ilusórios. Ele argumentava que apenas o ser é real, enquanto a mudança é uma mera aparência.

Sócrates (469-399 a.C.)

Sócrates é um dos pensadores mais conhecidos e influentes de toda a filosofia.

O pensador é conhecido por seu método socrático de questionamento, por meio do qual ele buscava o conhecimento por meio de diálogos e debates. Também devemos dizer que Sócrates enfatizava a importância do autoconhecimento e da ética.

Platão (427-347 a.C.)

Platão foi um dos discípulos de Sócrates e foi também o responsável pela fundação da Academia de Atenas.

O pensador é conhecido por seus diálogos filosóficos e por suas teorias sobre o mundo das ideias. Platão afirmava que o mundo sensível é apenas uma sombra do mundo das formas eternas e imutáveis.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?