O período para envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição referente ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 está aberto. De acordo com o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os pedidos serão recebidos até o dia 28 de abril de 2023.
Conforme as orientações do edital, os pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem devem ser feitos de forma virtual, por meio da Página do Participante. Para fazer a solicitação, o estudante deve ter ou criar um cadastro na plataforma gov.br.
Após acessar a Página do Participante, o estudante deverá preencher todas as informações do formulário de isenção e enviar os documentos solicitados para a comprovação do critério no qual se encaixa. A relação de documentos aceitos pelo Inep está disponível no edital.
De acordo com o edital de isenção, terão direito ao benefício da isenção da taxa os estudantes que se encaixam nas seguintes situações:
- Estudantes que estão cursando o último ano do Ensino Médio em escolas da rede pública;
- Candidatos que estudaram todo o Ensino Médio na rede pública ou que tenham concluído os estudos como bolsistas integrais na rede particular e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;
- Estudantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal e que tenham Número de Identificação Social (NIS) próprio.
Justificativas de ausência
O edital estabelece ainda que os estudantes que se inscreveram na última edição do exame, o Enem 2022, de forma gratuita, mas que não compareceram aos dois dias de prova deverão justificar a ausência, caso desejem participar do Enem 2023 gratuitamente.
Conforme divulgado pelo Inep, o mesmo prazo da isenção valerá para as justificativas de ausência na última edição do exame. Desse modo, os participantes poderão enviar as justificativas de ausência no período de 17 a 28 de abril, também por meio da Página do Participante.
Resultados
Segundo o cronograma, o Inep deve liberar os resultados da isenção da taxa de inscrição e das justificativas de ausência para o Enem 2023 no dia 8 de maio. Os interessados poderão interpor recursos entre os dias 8 e 12 de maio. Após a análise dos recursos, os candidatos poderão consultar as respostas do Inep no dia 19 do mesmo mês.
O resultado positivo não garante a inscrição no Enem. Portanto, os candidatos isentos e não isentos deverão realizar as inscrições quando estas forem abertas.
Enem 2023
O Inep já divulgou o cronograma com as principais datas do Enem 2023. De acordo com a autarquia federal ligada ao Ministério da Educação (MEC), o período de inscrição será de 5 a 16 de junho de 2023.
Já a aplicação das provas do Enem 2023 acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, dois domingos consecutivos. O Inep deverá divulgar os gabaritos das provas objetivas até o dia 24 de novembro.
Tradicionalmente, o Enem conta com a aplicação de uma prova de Redação e com quatro provas objetivas, sendo cada uma composta por 45 questões. Desse modo, em cada dia de aplicação, os participantes respondem a 90 questões. As áreas contempladas no exame são as seguintes:
- Ciências Humanas e Suas Tecnologias;
- Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação;
- Matemática, Códigos e Suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.
Ainda segundo o cronograma, a divulgação do resultado do Enem 2023 está prevista para o dia 16 de janeiro de 2024. No entanto, as notas dos “treineiros” serão liberadas posteriormente a essa data.
Confira o edital de isenção na íntegra para mais informações.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UFVJM divulga prazo para o envio dos pedidos de isenção da taxa de inscrição e demais datas da SASI 2023; saiba mais.