O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já recebeu os pedidos de atendimento especializado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o resultado final dos pedidos já está disponível.
De acordo com os dados divulgados, o Inep atenderá a 38.101 pedidos de atendimento especializado. O Inep informou ainda que que atenderá um total de 70.411 solicitações de recursos de acessibilidade nesta edição do exame. O recurso de acessibilidade mais solicitado foi o auxílio para leitura, totalizado 10.721 pedidos deferidos
Além disso, a autarquia aprovou 1.526 pedidos de tratamento pelo nome social para estudantes transexuais, travestis ou transgêneros.
Atendimento especializado
Os participantes do Enem 2023 puderam solicitar o atendimento especializado no momento da inscrição. O Inep publicou o resultado em 3 de julho, permitindo a interposição de recursos contra os pedidos indeferidos até o dia 7 do mesmo mês.
A resposta aos recursos foram divulgas no dia 11 de julho, de modo que os estudantes que fizeram as solicitações já podem consultar a decisão do Inep através da Página do Participante, no site do Enem. Para conferir o resultado, basta fazer login com as credenciais do gov.br usadas no momento da inscrição.
Conforme indicado no edital, puderam solicitar o atendimento especializado no Enem os candidatos que se enquadram nas seguintes condições:
- Baixa visão, cegueira ou visão monocular;
- Deficiência física;
- Deficiência auditiva ou surdez;
- Deficiência intelectual (mental);
- Surdocegueira;
- Dislexia;
- Déficit de atenção;
- Transtorno do Espectro Autista;
- Discalculia;
- Mulheres gestantes ou lactantes;
- Idosos;
- Estudante em classe hospitalar e/ou outra condição específica.
Novos recursos de acessibilidade
Para essa edição do Enem, o Inep divulgou novos recursos de acessibilidade para a aplicação das provas, principalmente para pessoas com deficiência visual. Entre as novidades o Inep ofertará uma versão ampliada do Cartão-resposta.
Nesse sentido, o Cartão-Resposta do exame será impresso em uma versão com fonte tamanho 18 em folha A3 para pessoas com deficiência visual. Até a última edição, o cartão era impresso em fonte padrão tamanho 12 para todos os candidatos.
Outra novidade é a folha de redação ampliada, cuja impressão será em folha A3 com espaçamento de 1,5cm entre as linhas.
Enem 2023: Provas
Ao todo, o Enem recebeu cerca de 3,9 milhões de inscrições entre os dias 5 e 16 de junho. O número registra um crescimento no número de inscrições em relação às últimas edições do Enem. .
De acordo com o edital, o Inep aplicará as provas do Enem 2023 nos dias 5 e 12 de novembro de 2023, dois domingos consecutivos. Ao todo, o Inep aplicará quatro provas objetivas, sendo cada uma composta por 45 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação:
- 5 de novembro: Linguagens, Códigos e suas Tecnologia e Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- 12 de novembro: Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Ainda de acordo com o edital, os portões de acesso serão abertos às 12h e fechados às 13h. O Inep iniciará a aplicação da às 13h30 (horário de Brasília). No primeiro dia a aplicação terá duração de cinco horas e meia, enquanto no segundo dia a aplicação terá duração de cinco horas.
Gabarito e resultado
O Inep deve liberar os gabaritos das provas no dia 24 de novembro de 2023, mas não caberá a interposição de recursos.
De acordo com o cronograma, a divulgação do resultado do Enem 2023, com a liberação do boletim de desempenho individual dos participantes, está marcada para o dia 16 de janeiro de 2024. Os desempenhos dos “treineiros” só serão divulgados posteriormente.
Acesse o edital do Enem 2023 na íntegra para mais detalhes.
Leia também UFRGS encerra prazo para envio dos pedidos de isenção do Vestibular 2024; saiba mais