ENEM 2023: dicas infalíveis para fazer interpretação de textos

Veja as estratégias que separamos para você

A interpretação de texto é uma habilidade fundamental para a prova do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio. Mas, ao contrário do que muitos estudantes pensam, ela não é essencial somente para a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, mas sim para todas as disciplinas presentes na prova.

Os estudantes que quiserem conseguir um bom desempenho no ENEM 2023 devem sair que conseguir interpretar os mais variados textos e enunciados que serão apresentados ao longo da prova é fundamental.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje trouxe um resumo com dicas infalíveis para fazer interpretação de textos no ENEM 2023. Vamos conferir!

Conheça os diferentes tipos de textos

A prova do ENEM não insere somente um tipo de texto nos enunciados das suas questões, pelo contrário: os estudantes irão encontrar os mais variados tipos de textos, como textos narrativos, informativos, argumentativos, poéticos, entre outros.

Cada tipo de texto requer uma abordagem diferente. Dessa forma, é importante que o candidato conheça os tipos de textos mais cobrados e saiba como interpretar as informações mais importantes de cada um deles.

Leia os textos atentamente

Tenha em mente que ler os textos atentamente é fundamental para as questões de qualquer uma das quatro provas do ENEM.

A compreensão dos textos apresentados pela prova é tão importante quanto o conhecimento co candidato sobre um determinado assunto, uma vez que muitas informações extremamente importantes para a resolução das questões do ENEM estarão presentes nos textos propostos.

Assim, é fundamental que você leia os textos de cada uma das questões do ENEM com muita atenção, prestando atenção em um dos detalhes mais relevantes.

Destaque as informações importantes

Ao longo da sua leitura, é importante que você destaque os trechos e as informações relevantes do texto. Essa estratégia irá te ajudar a interpretar o texto de forma mais simples e também poderá facilitar a resolução da questão. 

Privilegie as partes relevantes do texto

Ler o texto todo devagar e pausadamente pode te prejudicar, uma vez que os textos da prova do ENEM podem ser muito longos e cansativos.

Dessa forma, uma dica valiosa é focar a sua leitura em pontos estratégicos, ou seja, partes do texto em que as informações relevantes para a compreensão e a resolução da questão serão apresentadas. Exemplos desses pontos importantes são a introdução e no fim da conclusão.

Faça anotações

Fazer anotações durante a leitura de um texto pode ser uma estratégia valiosa para interpretar o que está sendo lido. Assim, enquanto você estiver lendo, tente anotar palavras-chave ou palavras que te farão lembrar de informações importantes. Tenha em mente que o principal argumento do texto está quase sempre presente nas alternativas corretas.

Interpretação no ENEM
Faça anotações ao longo da leitura dos textos do ENEM. Imagem: Pexels/Reprodução

Busque palavras-chave

Todas as questões do ENEM terão palavras-chave. Tenha em mente que, se a sua leitura do texto for direcionada pelo conhecimento prévio das palavras-chave, você irá memorizar as informações mais importantes e relevantes e que irão te ajudar a responder as perguntas corretamente.

Uma dica para encontrar as palavras-chave em meio aos textos do ENEM é buscar termos que se repetem. Informações que se repetem ao longo do texto merecem a sua atenção, uma vez que indicam que o autor quer reforçar um argumento.

Divida a sua leitura

Nós sabemos que muitas questões do ENEM possuem textos longos e complexos, não é mesmo?

Para facilitar a interpretação e compreensão desse tipo de texto, é importante que você divida a sua leitura: leia um trecho do texto proposto e faça anotações com as suas próprias palavras. Depois disso, retome a leitura e anote novamente aquilo que você entendeu.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.