Enem 2023: Confira fórmulas para usar nas provas de Matemática e Física

O Enem 2023 está chegando e, com ele, uma ansiedade dos estudantes que irão enfrentar as temidas provas de Matemática e Ciências da Natureza. Essas disciplinas costumam ser desafiadoras, mas com a preparação adequada e o conhecimento das fórmulas essenciais, é possível obter um bom desempenho. Neste guia completo, vamos apresentar as principais fórmulas que você precisa dominar para se sair bem nessas provas.

Prova de Matemática

A Matemática é uma das disciplinas mais cobradas no Enem. Para sair bem nessa prova, é fundamental não apenas decorar fórmulas, mas também entender como aplicá-las em diferentes contextos. O professor Paulo Roberto Santos, do Fibonacci Sistema de Ensino, ressalta a importância de fazer muitos exercícios para internalizar as fórmulas e saber manipulá-las corretamente.

Fórmulas importantes para o Enem

Média Aritmética Simples

A média aritmética simples é calculada somando-se todos os elementos e dividindo o resultado pela quantidade de elementos. Essa fórmula é frequentemente aplicada em problemas que envolvem notas médias, por exemplo.

Fórmula: Média = (Soma dos elementos) / (Quantidade de elementos)

Média Aritmética Ponderada

Na média aritmética ponderada, cada elemento é multiplicado por um peso antes de serem somados. Em seguida, o resultado é dividido pela soma dos pesos. Essa fórmula é utilizada quando os elementos possuem importâncias diferentes.

Fórmula: Média ponderada = (Peso1 * Elemento1 + Peso2 * Elemento2 + … + PesoN * ElementoN) / (Peso1 + Peso2 + … + PesoN)

Área de Figuras Geométricas

Para calcular a área de figuras geométricas, existem fórmulas específicas para cada tipo. Algumas das mais importantes são:

  • Triângulos: A área de um triângulo pode ser calculada multiplicando-se a base pela altura e dividindo o resultado por dois. Fórmula: Área do triângulo = (base * altura) / 2
  • Quadrados: Uma área de um quadrado é dada pelo produto da base pela altura. Como os lados do quadrado são iguais, a fórmula pode ser representada por b². Fórmula: Área do quadrado = base * altura = b²
  • Retângulos: A área de um retângulo também é calculada multiplicando-se a base pela altura. Fórmula: Área do retângulo = base * altura
  • Trapézio: No trapézio, a área é obtida somando-se os comprimentos das duas bases e multiplicando o resultado pela altura. Em seguida, divida-se o valor por dois. Fórmula: Área do trapézio = (base maior + base menor) * altura / 2
  • Losango: Para calcular a área de um losango, basta multiplicar o valor das diagonais e dividir o resultado por dois. Fórmula: Área do losango = (diagonal maior * diagonal menor) / 2

Volume dos Sólidos

O cálculo do volume de sólidos também requer o domínio de fórmulas específico para cada tipo. Veja algumas das principais:

  • Cubo, paralelepípedo, prisma e cilindro: O volume desses sólidos pode ser calculado multiplicando-se a área da base pela altura. Fórmula: Volume = Área da base * Altura
  • Pirâmide e cone: O volume da pirâmide e do cone é obtido multiplicando-se um terço do produto entre a área da base e a altura. Fórmula: Volume = (1/3) * Área da base * Altura

Bháskara

Uma fórmula de Bháskara é utilizada para encontrar as raízes reais de uma descoberta de segundo grau a partir de seus coeficientes. Fórmula: x = (-b ± ?(b² – 4ac)) / (2a)

Prova de Ciências da Natureza

A prova de Ciências da Natureza no Enem abrange conhecimentos de Física, Química e Biologia. Nessa prova, é importante entender as unidades de medida utilizadas e saber relacionar as grandezas. O professor Renato Casemiro, do Colégio Rio Branco, destaca a importância de compreender as unidades para resolver problemas sem depender apenas de fórmulas.

Fórmulas frequentes na prova de Física

A Física é uma das disciplinas mais solicitadas do Enem. No entanto, ao conhecer as fórmulas mais recorrentes, você estará preparado para resolver os problemas propostos. O professor Renato Casemiro concordou com as 10 fórmulas que mais aparecem na prova de Física do Enem:

  1. Fórmula da solução de ondas
  2. Fórmulas de calorimetria
  3. Fórmulas de eletricidade
  4. Fórmulas de movimento uniforme
  5. Fórmulas de lançamento oblíquo
  6. Fórmulas de lançamento verticais
  7. Fórmulas ópticas
  8. Fórmulas de trabalho e energia
  9. Fórmulas de potência
  10. Fórmulas de magnetismo

O professor destaca que a fórmula da proposta de ondas é uma das mais recorrentes na prova. Além disso, ele ressalta a importância de dominar as fórmulas relacionadas à calorimetria e eletricidade, que costumam aparecer em problemas que envolvem aquecimento de água por um resistor elétrico.

Dicas para o dia da prova

No dia da prova, é fundamental gerenciar bem o tempo e focar nas questões que você sabe resolver. Se você encontrar uma questão que considere difícil e mais extensa, não perca muito tempo com ela, pois a nota do Enem é calculada através do TRI (Teoria de Resposta ao Item).

Lembre-se de revisar as fórmulas e conceitos-chave antes da prova, mas não se limite apenas a isso. É importante entender o raciocínio por trás das fórmulas e estar preparado para aplicá-las em diferentes situações.

Com dedicação e conhecimento das fórmulas essenciais, você estará preparado para enfrentar as provas de Matemática e Ciências da Natureza do Enem 2023. Boa sorte!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.