ENEM 2023: 10 principais eventos da História que você precisa conhecer

Descubra quais são eles e turbine os seus estudos

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, aborda diversas questões de história na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, no primeiro dia de aplicação do exame.

Mas, nós sabemos que não é possível estudar todos os conteúdos de história na reta final para o ENEM, uma vez que disciplina é longa e complexa.

Porém, é interessante que você aproveite as últimas semanas antes da prova do ENEM 2023 e estude os acontecimentos históricos abordados com maior frequência pelo exame. Caso você já tenha estudado esses assuntos ao longo do ano, é fundamental que você os revise antes da prova.

Assim, para te ajudar, o artigo de hoje separou um resumo com os 10 principais eventos da História que você precisa conhecer para o ENEM. Vamos conferir!

As Cruzadas

As Cruzadas foram expedições militares cristãs que começaram no século XI e  tinham como principal objetivo retomar Jerusalém, que havia sido dominada pelos muçulmanos.

Primeira Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial começou na segunda metade do século XVIII, quando a Inglaterra sofreu mudanças em seu sistema de produção.

Os principais produtos produzidos durante a Revolução Industrial foram os tecidos. Dessa maneira, as principais matérias-primas utilizadas eram a lã e o algodão.

O início das Grandes Navegações

As Grandes Navegações foram expedições marítimas organizadas por países europeus a partir do final do século XV. O marco inicial do evento é o ano de 1492, quando Cristóvão Colombo chega no continente americano.

É importante ressaltar que Portugal foi pioneiro nas expedições marítimas devido ao processo precoce de formação do seu Estado nacional e à posição geográfica privilegiada do país na Europa.

A Revolução Francesa

No século XVIII, a França enfrentava uma grave crise econômica devido aos gastos excessivos dos monarcas franceses.

Em 1789, o povo e a burguesia decidiram lutar contra o governo absolutista de Luís XVI. No dia 14 de julho, acontece a Tomada da Bastilha, gerando como consequências a proclamação da República Francesa e o fim do Absolutismo no país. 

A Reforma Protestante

O período conhecido como “Reforma Protestante” foi marcado por reformas na Igreja em diferentes partes do continente europeu.

Estudar história para a prova do ENEM
Determinados eventos históricos devem ser estudados com atenção para o ENEM 2023. Imagem: Pexels/Reprodução

Um dos principais movimentos da Reforma foi aquele de Martinho Lutero. Lutero criticou diversas práticas da Igreja da época e propôs uma série de transformações. O seu movimento ficou conhecido como “luteranismo”.

A Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial é muito abordada pela prova do ENEM. O conflito começou quando a Alemanha nazista decidiu invadir a Polônia, em setembro de 1939.

Diversos foram os países que participaram do conflito. Os dois grupos principais foram: os Aliados (Reino Unido, União Soviética, França e Estados Unidos) e o Eixo (Alemanha, Itália e Japão).  

A colonização do Brasil

O Brasil Colônia teve início somente no ano 1530, trinta anos depois da chegada dos portugueses no Brasil, uma vez que a colonização portuguesa não começou logo após a chegada dos europeus.

Inicialmente, os portugueses estavam interessados somente no uso do Novo Mundo como ponte para as novas expedições às Índias. Porém, com o passar do tempo, o continente americano começou a ser visto como uma região de grande potencial econômico e para colonização.

Ao contrário de outras outros colonizadores europeus no continente americano, os portugueses optaram por um modelo de colonização baseado na exploração do pau-brasil e na instalação de feitorias ao longo da costa brasileira.

A Independência do Brasil

A Independência do Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1822, quando o país se tornou oficialmente independente de Portugal.

Em um contexto conturbado, D. Pedro I foi para São Paulo em busca de mais apoio para o seu governo. No caminho para retornar para a capital, recebeu mais decretos vindos de Portugal, que queriam retirar a autonomia do monarca e do país.

Nesse contexto, no dia 07 de setembro, às margens do rio Ipiranga, D. Pedro bradou o grito: “Independência ou Morte”. O Brasil se tornou, então, um país independente.

A Guerra do Paraguai

Um dos acontecimentos mais marcantes do Segundo Reinado foi a Guerra do Paraguai, que aconteceu entre  1864 e 1870 e envolveu o Brasil, a Argentina, o Uruguai e o Paraguai.

Dentre os principais motivos que provocaram a Guerra do Paraguai, podemos destacar o imperialismo de Solano López, governante do Paraguai, e a luta pelo controle da Bacia do Prata.

O estopim do conflito aconteceu quando o Paraguai invadiu o estado do Mato Grosso. Com isso, a guerra teve início e o Uruguai e a Argentina decidiram lutar ao lado do Brasil.

O fim da escravidão no Brasil

Em 1850, após muita pressão estrangeira, o Brasil promulgou a lei Eusébio de Queirós, responsável por proibir ao tráfico de escravizados.

Apesar de a lei representar um avanço no processo de abolição, o fim da escravidão seria oficializado somente em 13 de maio de 1888.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.