Ingressar em um curso superior é o sonho de milhões de estudantes brasileiros. Neste sentido, todos os anos, milhões de pessoas se inscrevem no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um dos principais meios de entrar numa universidade brasileira, seja ela pública ou particular.
E a boa notícia divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é que a divulgação dos resultados foi antecipada para hoje e já pode ser acessada na Página do Participante.
A princípio, a divulgação só seria feita na próxima segunda-feira (13).
As provas do Exame foram aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro do ano passado. Mais de 2 milhões de estudantes brasileiros participaram do processo seletivo.
Como visualizar as notas
Para ter acesso as notas, é necessário acessar a Página do Participante com o login da plataforma gov.br. Caso o estudante não lembre a senha, o portal dispõe da opção de recuperá-la. Basta digitar o CPF e selecionar a opção “Avançar”. Em seguida clique em “Esqueci minha senha”, escolha uma das alternativas de recuperação, preencha os dados solicitados e gere uma nova senha.
Desempenho no Enem
Segundo o Inep: “Os desempenhos dos participantes do Enem são calculados com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI). O método é um conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características (parâmetros) dos itens”.
A nota da redação do Enem pode chegar a 1000 pontos. De acordo com o instituto, alguns critérios podem levar o estudante a obter nota zero. São eles:
- fuga ao tema;
- extensão total de até sete linhas;
- trecho deliberadamente desconectado do tema proposto;
- não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa;
- desrespeito à seriedade do exame.
Como usar a nota do Enem
Atualmente, instituições públicas e privadas espalhadas por todo o país utilizam as notas do Enem como um dos critérios para selecionar seus estudantes.
Desta forma, uma das possibilidades que o estudante tem é utilizar a nota do Enem no Sistema Único de Seleção (SISU). O SISU oferece vagas em universidades públicas.
As inscrições do programa acontecem entre os dias 16 e 24 de fevereiro. Os resultados serão divulgados a partir do dia 28 de fevereiro.
Outra opção é utilizar a nota do Enem para concorrer a uma vaga através do Programa de Financiamento Estudantil (FIES). As inscrições poderão ser feitas entre os dias 7 e 10 de março. O resultado está previsto para sair no dia 14 do mesmo mês.
Por fim, o estudante pode ainda usar a nota para concorrer a uma bolsa integral ou parcial através do Programa Universidade Para Todos (Prouni).
As inscrições do Prouni poderão ser feitas pela internet entre 28 de fevereiro e 3 de março. O programa dispõe de duas chamadas. A primeira nos dias 7 a 16 de março e, a segunda, entre os dias 21 a 30 de março.