Enem 2022: estão abertas as inscrições para certificadores

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu o período de inscrição para a Rede Nacional de Certificadores (RNC) do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022.

De acordo com o cronograma, os interessados deverão se cadastrar até o dia 22 de julho. As inscrições devem ser feitas exclusivamente on-line, por meio do site do RNC.

Os integrantes do RNC são responsáveis certificar in loco a realização correta da aplicação das provas do Enem. O exame está previsto para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro. No momento da inscrição, os interessados podem optar por até três cidades de atuação ou sub-regiões, caso o município ofereça essa opção.

De acordo com o Inep, podem se inscrever servidores públicos do Poder Executivo Federal e docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2022.

O Inep especifica ainda que, para participar, é preciso cumprir os seguintes pré-requisitos: ter formação mínima em ensino médio; não estar inscrito como participante no Enem 2022; e não ter cônjuge, companheiro ou parentes de até 3º grau inscritos no exame.

Treinamento 

Para ser certificador do Enem é necessário passar por um treinamento ofertado pelo Inep. O treinamento será feito on-line. Conforme o cronograma, o Inep deve divulgar a relação de candidatos convocados para a capacitação em 9 de setembro.

Segundo as diretrizes, para integrar o grupo de certificadores é preciso ter, no mínimo, 70% de aproveitamento do curso. No entanto, nem todos os capacitados serão convocados para atuar no exame. 

Os convocados poderão ser chamados para atuar em até dois dias do exame, na aplicação do Enem tradicional ou na realização do Enem digital. Entre outras funções, os certificadores devem registrar os dados em sistema eletrônico, e informar ao Inep possíveis inconsistências observadas na aplicação das provas.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB abre período de inscrição para o Vestibular Indígena deste ano; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.