ENEM 2021: Novos inscritos farão o exame apenas em 2022 - Notícias Concursos

ENEM 2021: Novos inscritos farão o exame apenas em 2022

O novo prazo terá vigência até o dia 26 de setembro e, aqueles que forem beneficiados, farão o Exame Nacional do Ensino Médio de apenas no ano que vem.

O INEP reabriu, nesta terça-feira (14), o período para solicitações de isenção da taxa do ENEM 2021. Devido esta medida, foi necessário alterar o cronograma de aplicação do exame, sendo os novos contemplados da isenção encaminhados para realizarem a prova apenas em 2022.

O novo prazo terá vigência até o dia 26 de setembro e, aqueles que forem beneficiados, farão o Exame Nacional do Ensino Médio de apenas no ano que vem. Neste caso, a aplicação ocorrerá junto com o ENEM PPL, nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.

Todavia, aqueles que já estão inscritos no ENEM 2021 e que até mesmo receberam isenção na primeira rodada, terão suas datas mantidas, sendo a realização da prova nos dias 21 e 28 de novembro deste ano.

“O Inep reforça que o cronograma de aplicação do Enem 2021 para os isentos ausentes na edição 2020 foi planejado de forma a garantir o direito dos participantes de utilizarem o resultado do exame para acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programas do Ministério da Educação (MEC) ”, afirma o INEP.

Reabertura dos pedidos de isenção do ENEM 2021

A nova rodada de solicitações está disponível para os estudantes que foram contemplados com a isenção em 2020, mas não compareceu nos locais nos dias da aplicação do exame.

Para realizar a inscrição, é necessário acessar a Página do Participante no portal do INEP, resolver o desafio e inserir os dados solicitados pela página, como número do CPF, data de nascimento, entre outros.

Redução no número de inscritos do ENEM 2021

A reabertura foi possível devido a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que aprovou a solicitação de partidos e entidades estudantis. A intenção, foi permitir que os estudantes que faltaram no ENEM 2020 por causa da pandemia, pudessem fazer a prova com direito a isenção em 2021.

Diante disso, esta edição contou com o menor número de inscritos desde 2005, com apenas 3.109.762 inscrições. Além disso, vale lembrar que essa redução se aplica ao número de participantes negros, pardos e indígenas.

Veja também:  Concurso DPE GO 2021 para Defensor divulga gabaritos das provas

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?