Enem 2021: Dicas para gerenciar bem o tempo de prova

A aplicação das provas do Enem 2021 têm início nesta tarde de domingo, dia 21 de novembro. As provas do Enem são famosas por apresentar questões com longos textos. As provas são compostas por 90 questões objetivas e, neste primeiro dia de aplicação, os candidatos devem ainda compor um texto dissertativo-argumentativo.

É de extrema importância gerenciar bem o tempo de realização da prova para obter uma boa nota. Por isso, apresentamos abaixo algumas dicas de como aproveitar melhor as horas para responder as questões.

Dicas para aproveitar melhor o tempo de prova

1. Priorize a redação

A prova de redação é uma das mais temidas pelos estudantes pois envolve diversos conhecimentos de Língua Portuguesa e de produção de texto, além de ser a única prova discursiva do Enem. De fato, a escrita de um texto envolve diversos conhecimentos que vão desde a temática proposta até os conhecimentos sobre as regras da norma padrão, de pontuação e acentuação. 

Por isso, o ideal é iniciar a prova pela redação. Inicie a sua prova lendo atentamente os textos motivadores, pois a partir deles será possível compreender melhor a proposta do tema. O ideal é começar criando um rascunho e depois passar a limpo. Posteriormente, você pode responder as questões objetivas com maior tranquilidade.

2. Comece a prova pelas questões mais difíceis

Ao responder as questões objetivas, o ideal é começar pelas questões que exigem menos de você. Portanto, priorize as questões das matérias nas quais você se sente mais seguro ou considera dominar melhor os assuntos. Desse modo, as chances de acerto serão potencializadas.

3. Reverse tempo para o gabarito

Por fim, lembre de reservar pelo menos meia hora para marcar as questões no gabarito. É muito comum marcar a opção errada por estar com pressa devido ao pouco tempo disponível e não adianta gastar minutos para encontrar a resposta certa e acabar errando no gabarito. 

Por esse motivo, é de suma importância separar um tempo para marcar as questões no gabarito com calma, já que é o gabarito que conta para a sua nota final.

Confira detalhes sobre o Enem no site do Inep.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também TCU abre investigação para apurar denúncias de interferências no Inep.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.