Amanhã é o segundo dia de aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Mesmo em meio a brigas judiciais e problemas de ‘logística’, o Ministério da Educação (MEC) manteve as datas de 17 e 24 de janeiro para a realização da versão impressa.
Desse modo, no último domingo (17), os participantes responderam a prova de redação, 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências Humanas. Amanhã, os estudantes deverão responder os cadernos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias, sendo 45 questões de cada área.
Portões de acesso aos locais de prova abrirão mais cedo
De acordo com o Inep, os portões de acesso aos locais de prova abrirão às 11h30 (no horário de Brasília), para evitar aglomerações na entrada. Eles são fechados às 13h. A prova começa às 13h30 e os estudantes terão cinco horas para responder a prova. Apesar de não ser obrigatório apresentar o Cartão de Confirmação, o Inep recomenda que o participante leve o cartão no dia da prova.
Devido à pandemia da covid-19, nesta edição do Enem, o uso de máscara de proteção respiratória será obrigatório. Só será permitido retirar a máscara para alimentação. Além disso, o Inep deve disponibilizar álcool em gel para que os estudantes façam a higienização das mãos.
Conforme recomendação do MEC, os candidatos que apresentarem sintomas da covid-19 não devem comparecer ao locais de prova. Nesses casos, os candidatos acometidos pela doença devem solicitar a reaplicação do Enem por meio da Página do Participante, no site do Enem, e informar a situação ao Inep por meio da Central de Atendimento (0800 616161). A reaplicação vale ainda candidatos acometidos por outras doenças infectocontagiosas previstas no edital.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia ainda Unicamp adia em um dia o início das provas da 2ª fase do vestibular de 2021.