Existem muitas formas de aumentar a endorfina que podemos praticar no dia a dia. Essas atividades, por mais simples que possam parecer, contribuem para o aumento da qualidade de vida e do bem-estar, garantindo uma vida mais saudável e equilibrada. Conhecer quais são essas ações pode ser um caminho para lidar com os momentos difíceis da vida, por exemplo. A seguir, você conhecerá algumas estratégias que visam aumentar o hormônio do prazer. Acompanhe!
5 formas de aumentar a endorfina
A endorfina pode ser aumentada de diversas maneiras, como comentamos acima. Algumas atividades podem ajudar a liberar mais hormônio, outras menos. De qualquer forma, lembre-se de manter o equilíbrio, para construir uma rotina que seja verdadeiramente saudável e promova prazer e bem-estar. Veja algumas possibilidades:
1. Praticando exercícios físicos
A prática de exercícios físicos pode promover muitas sensações de prazer e bem-estar, deixando a pessoa mais “de bem com a vida”, relaxada e feliz. Além disso, também aumenta a disposição para trabalhar, estudar, cumprir com as suas obrigações, e assim por diante. Portanto, incluir exercícios na rotina é uma forma de construir um cotidiano mais feliz.
2. Rir mais vezes
Você já parou para rir bastante? Pense bem sobre isso. A risada, que ocorre quando assistimos a um filme de comédia, por exemplo, também nos ajuda a aumentar a endorfina. Logo, é uma maneira super simples de aumentar a sensação de prazer e bem-estar.
Você pode encontrar diversas atividades que ajudem você a rir mais vezes, como, por exemplo, assistindo vídeos de comédia, ouvindo piadas, lendo histórias engraçadas, contando situações divertidas para os seus amigos, e assim por diante.
3. Ouvir músicas que gosta muito
Ouça músicas que você gosta com mais frequência, mas tem que ser aquelas que realmente mexem positivamente com você! Isso porque essas músicas também ajudam a aumentar a endorfina e, consequentemente, o prazer e o bem-estar. Afinal, quem nunca se sentiu bem ao ouvir um som que gosta muito e que traz boas sensações e memórias? Pois é!
4. Exposição ao sol
Exponha-se ao sol com mais frequência, mas sempre usando o protetor solar, ok? Dessa maneira, você poderá ajudar o seu corpo na hora de produzir mais endorfina, dando a ele subsídios para que se sinta melhor e mais saudável.
Além do mais, o contato com o sol ajuda a regular o sono, melhora a nossa disposição, traz bem-estar, etc. Portanto, é uma atividade que devemos incluir em nossa rotina, salvo em casos de pessoas com problemas de saúde que não permitem essa exposição direta.
5. Encontrar motivos para agradecer
Encontre motivos para agradecer, pois a gratidão pode nos ajudar a enxergar aspectos mais positivos da vida, que aumentam a nossa sensação de bem-estar graças à produção de endorfina.
Podemos agradecer pelo nosso trabalho, pela nossa família, saúde, animal de estimação, enfim! Olhar para as coisas positivas da vida e agradecer por elas é uma atitude que contribui para a qualidade de vida de modo geral, além de ser uma das formas de aumentar a endorfina. Pense nisso!