Endomarketing – O Marketing Institucional
Endomarketing – o marketing interno dos resultados
Endomarketing significa por dentro do mercado, ou ainda, mercado interno. Sendo assim, é um termo que se refere, dentre outras coisas, à comunicação interna. Portanto, o Endomarketing é o marketing institucional voltado para as melhorias internas da empresa.
Por isso que algumas empresas se refere a essas ações como marketing interno. Sendo assim, as ações visam melhorar a comunicação interna e motivar as equipes.
Pessoas são partes importantes das estratégias
A gestão de pessoas compreende as pessoas como parte das estratégias de mercado. Ao passo que a empresa desenvolve ações focadas na qualidade de vida dos funcionários, bem como na melhoria da comunicação de forma geral.
O Endomarkerting aproxima o funcionário da empresa, de forma que envolve outras áreas nas campanhas internas.
Algumas ações realizadas dentro do Endomarketing
Dentre as ações da Gestão de Pessoas dentro do conceito Endomarketing, a empresa pode realizar algumas ações, como:
- Campanhas com metas e bônus como premiação;
- Treinamentos de sistemas e desenvolvimento pessoal;
- Planos de carreiras e benefícios para estudos;
- Colaboração na empresa, dentre outros fatores.
Assim as empresas melhoram os processos internos, minimizam os conflitos e melhoram os resultados.
Melhoria da comunicação e reunião brainstorming
Todavia, com o Endomarketing abrange a comunicação interna, sistemas de melhorias, canais de comunicação interna e reunião brainstorming pode fazer parte do conceito.
Além disso, novas politicas internas podem ser implementadas, estimulando novos conceitos atuais no negócio.
Todas as estratégias visam melhorar o clima organizacional
Todas as formas de comunicação interna fazem parte do endomarketing, de modo que a empresa pode melhorar o atendimento ao funcionários, elaborar jornais corporativos, realizar refeições em grupo, comemorar aniversários, enfim, tudo o que tange a melhoria do clima organizacional e comunicação interna.