No Brasil, muitas famílias estão passando por dificuldade. Um ou outro membro sempre se encontra endividado, vivendo em crise por vários motivos. Mas, para muitas pessoas, ainda não está totalmente claro como a dívida dificulta o acesso a outros produtos e serviços.
Cerca de 65,69 milhões de brasileiros se encontram endividados, segundo levantamento da Serasa Experian em março. O valor médio da dívida de cada pessoa é de R$ 4.000 mil, ou seja, bilhões de reais saíram de circulação por algum motivo. A crise econômica durante a pandemia aprofundou a gravidade da situação, deixando muitas pessoas sem visão do problema. Então, o Notícias Concursos, na matéria desta segunda-feira (11) mostrará a dimensão do que é ter o nome sujo.
Entenda os problemas que um endividado está sujeito
Na compra de determinada mercadoria ou na compra de um serviço parcelado, as mensalidades devem ser pagas em dia. Caso contrário, a principal consequência é que as transações no crédito são bloqueadas. Para verificar se seu nome está sujo e se você tem que negociar para reduzir o saldo total da dívida, acesse o site oficial da Serasa. Então, cadastre-se e, por fim, veja o histórico.
Problema para obter crédito com facilidade
Primeiro, quando a empresa percebe que você não pagou uma fatura, seus dados são encaminhados ao SPC, que armazena todos as informações referentes ao crédito. A partir desse momento, você só poderá fazer compras à vista em seu nome, mas não em parcelas. A função crédito será bloqueada e você não conseguirá fazer parcelamentos.
Bloqueio de imóveis e veículos
Se a pessoa tiver bens, eles estarão disponíveis para apreensão pelos fiscais. Isso pode acontecer se a dívida for muito alta e você estiver comprando itens não essenciais.
Score baixo aumenta o valor em débito
Quanto mais baixa for sua pontuação, mais dificuldade você encontrará para conseguir crédito. As taxas para essas pessoas vão para as alturas.
Dificuldade em solicitar cheques e financiamentos
Para obter crédito, financiamentos, empréstimos e cartões diversos, as instituições consultam seu histórico financeiro. Por isso, para ter a liberação de um bom cartão sua pontuação precisa estar boa.
Mede-se a reputação, nesse caso, através dos pontos do seu CPF. Eventualmente, todos precisam lidar com essas situações e, por isso, é bom que você tenha um bom nome na praça e consiga as melhores condições possíveis.
O melhor cenário é tentar não ser um endividado, mantendo seu nome longe dos órgãos de proteção ao crédito. Por isso, renegocie suas dívidas o quanto antes e regularize sua situação.