Os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2022 podem solicitar a reaplicação das provas até essa sexta-feira, dia 2 de setembro. O exame foi aplicado no último domingo, dia 29 de agosto.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), podem pedir a reaplicação os participantes que:
- tiveram problemas logísticos no dia de aplicação das provas; ou
- que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação.
As solicitações podem ser feitas exclusivamente online, por meio da Página do Participante do Encceja. Os estudantes devem enviar a documentação comprobatória indicada no edital de acordo com a situação que impediu a realização da prova. Os candidatos poderão consultar as respostas através do site do exame.
Encceja 2022
O Encceja é um exame nacional que possibilita jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade escolar adequada a obter os certificados de conclusão do ensino fundamental ou médio. A participação no Encceja é voluntária.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), para participar do Encceja, é preciso ter a idade mínima de 15 anos completos para o ensino fundamental e, no mínimo, 18 anos completos no caso do ensino médio, na data de realização do exame.
O Inep aplicou as provas desta edição no domingo (29), em dois turnos. As provas para o ensino fundamental foram compostas por 30 questões de Ciências Naturais, 30 questões de Matemática, e 60 questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; História e Geografia.
Já os participantes inscritos para a certificação do ensino médio fizeram uma prova constituída por 30 questões de Ciências da Natureza, 30 questões de Matemática, 30 questões de Redação e Linguagens e Códigos e 30 questões de Ciências Humanas.
Veja mais informações no edital do exame.
E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também UERJ abre período para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Vestibular Estadual 2023; saiba mais.