Encceja 2020: tema de redação aborda ‘Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil’

O Inep aplicou as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 neste domingo, dia 29 de agosto. Conforme o Inep, a aplicação aconteceu em locais de prova espalhados em 622 cidades de todo o país.

Os participantes que buscam a certificação de ensino fundamental e de ensino médio fizeram provas de redação, além das provas objetivas.

De acordo com o Inep, o tema de redação dos participantes inscritos para o ensino fundamental abordou o “Abandono afetivo do idoso no Brasil”, enquanto a prova de redação dos inscritos para obter o certificado do ensino médio foi sobre o “Combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes no Brasil”.

Sobre as provas do Encceja 2020

Nesta edição, o Inep recebeu 1.630.046 inscrições no exame. De acordo com a autarquia do MEC, a maioria dos inscritos busca a certificação de conclusão do ensino médio: 1.328.608. Já os outros 301.438 participantes se inscreveram para obter a certificação do ensino fundamental.

A aplicação das provas foi feita durante os dois turnos do domingo. Devido à pandemia da covid-19, foi preciso cumprir um protocolo de biossegurança. Portanto, o uso de máscara foi obrigatório, bem como o respeito ao distanciamento mínimo. 

Os conteúdos das provas variam de acordo com o nível de certificação:

  • Ensino fundamental: Ciências Naturais e Matemática; Língua Portuguesa; Língua Estrangeira Moderna; Artes; Educação Física; Redação; História; e Geografia.
  • Ensino médio: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

De acordo com o Inep, os gabaritos das provas serão publicados no dia 1º de setembro, na próxima quarta-feira. No entanto, o órgão não informou a data de divulgação das notas finais.

Clique aqui e confira o edital do Encceja 2020.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia SP: Gestão Dória exclui alunos de escolas da rede estadual por ausência, mas sem aviso prévio.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.