Enade 2022 será realizado em 27 de novembro; veja áreas avaliadas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) já liberou o edital referente ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. De acordo com o documento, a aplicação das provas do Enade 2022 está marcada para o dia 27 de novembro

A cada ciclo, um grupo diferente de cursos do ensino superior é avaliado. De acordo com o edital, nesta edição, farão o exame os estudantes dos cursos vinculados ao ano três do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desse modo, a prova será aplicada aos alunos dos seguintes cursos de bacharelado: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Já os cursos tecnólogos avaliados neste ciclo serão: Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

De acordo com as diretrizes do Enade, a prova é obrigatória para alunos do ensino superior cujos cursos fazem parte deste ciclo de avaliação. Desse modo, os estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia ligados às áreas de avaliação da edição devem se inscrever obrigatoriamente. 

Os estudantes que não se inscreverem e não realizarem as provas ficam em situação de irregularidade que impede a colação de grau. Veja detalhes no edital do Enade 2022.

O que é o Enade?

O Enade avalia os alunos dos cursos de graduação do Brasil, com o objetivo de analisar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o profissional de cada área. Em resumo, o Enade é um dos indicadores de qualidade dos cursos do ensino superior no país. Além disso, é um componente curricular por determinação do MEC.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UFPR vai ofertar mais de 5 mil vagas para mais de 100 cursos no Vestibular 2023; saiba mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.