Enade 2022: estão abertas as inscrições para o exame

O Ministério da Educação (MEC) abriu nesta quarta-feira, dia 6 de julho, o período de inscrição para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. De acordo com o edital, a aplicação das provas do Enade 2022 está marcada para o dia 27 de novembro

A cada ciclo, o MEC avalia um grupo diferente de cursos do ensino superior. De acordo com o edital, nesta edição, farão o exame os estudantes dos cursos vinculados ao ano três do ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A participação é obrigatória para os alunos ingressantes e concluintes desses cursos. 

As inscrições dos alunos deverão ser feitas pelos coordenadores de curso no período de 6 de julho a 31 de agosto, por meio do Sistema Enade. Conforme o edital, a aplicação das provas acontecerá em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Os estudantes ingressantes inscritos ficarão dispensados da participação no Enade 2022, tendo sua situação de regularidade atribuída pelo Inep. No entanto, os concluintes ficam convocados para as provas. A presença no dia das provas é obrigatória.

Portanto, os estudantes que não realizarem as provas ficam em situação de irregularidade que impede a colação de grau. O exame é integralizado como parte do currículo.

Cursos avaliados 

Fazem parte do ciclo avaliativo no ano três os seguintes cursos de bacharelado: Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Serviço Social, Teologia e Turismo.

Os cursos tecnólogos avaliados neste ciclo serão: Comércio Exterior, Design de Interiores, Design Gráfico, Design de Moda, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Sobre o Enade

O Enade avalia os alunos dos cursos de graduação do Brasil, com o objetivo de analisar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para o profissional de cada área. Em resumo, o Enade é um dos indicadores de qualidade dos cursos do ensino superior no país. Além disso, é um componente curricular por determinação do MEC.

Veja mais informações no edital do Enade 2022.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Leia também UnB abre o período de inscrição para o Vestibular Indígena 2022; saiba mais informações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.