Empréstimo para pagar dívida: vale a pena?
Saiba se contrair uma dívida para pagar outra é um caminho viável
A maneira mais simples de resolver um problema financeiro é pedir emprestado. Se estivermos organizados com nossas finanças, é uma boa prática que nos ajuda a sair de emergências e a melhorar nossas condições de vida, mas também tem seus riscos. Nesse sentido, adquirir empréstimo para pagar dívida torna-se uma dor de cabeça e um grave problema para o bolso e não é recomendado. Veja como proceder na matéria dessa segunda-feira (13) do Notícias Concursos.
Empréstimo para pagar dívida vale ou não a pena?
É muito comum conhecer casos de amigos ou conhecidos que, em um momento de desespero, fizeram empréstimo para pagar dívida. Como você deve ter notado, o sério problema é que se cai em um círculo vicioso que inevitavelmente o leva a não conseguir mais pagar os débitos.
Nesse sentido, alternativas devem ser buscadas que, com disciplina e paciência, possam amenizar os problemas de dinheiro. Assim, quita-se empréstimos que em algum momento se tornaram impossíveis de pagar.
Então, leia: Posso abrir MEI com nome sujo? Veja se há alguma restrição para abertura da sua empresa
Onde devo pedir um empréstimo para pagar dívidas?
As opções para obter um empréstimo para saldar dívidas são muitas. Portanto, a chave é fazer sua pesquisa e comparações. Não é possível dizer qual instituição se deve procurar em busca do melhor empréstimo, mas sim o que se deve procurar para selecionar a melhor alternativa.
A primeira coisa que você deve fazer é investigar, ou seja, procurar empresas que ofereçam o crédito de que precisa para quitar suas dívidas. Depois compare. Para isso, consulte as páginas da Internet, bem como comentários dos clientes e peça referências.
A primeira coisa que você tem que olhar é a taxa de juros. Assim, certifique-se de que não seja mais alta do que você já tem sobre a dívida que pretende pagar. Dessa forma, você terá certeza de pagar um valor inferior ao original.
Também tenha muito cuidado com o Custo Anual Total, que é um índice que inclui não só a taxa de juros, mas comissões, seguros e outras despesas. Certifique-se também de que é inferior ao seu crédito atual.
Por fim, verifique as condições do crédito e evite cair em fraudes, como aquelas em que é solicitado um adiantamento para a aprovação do empréstimo. Isso é um perigo.
Portanto, confira: Menor de 18 anos pode abrir conta digital? Entenda
Vantagens de pagar suas dívidas com um empréstimo
Entre os maiores benefícios estão:
- Você pagará imediatamente uma dívida. Benefício que é maior se você já tiver um atraso;
- Você pode obter uma taxa de juros mais baixa, o que fará com que você pague menos pelo empréstimo;
- Você pode alterar as condições, aumentando ou diminuindo o tempo de pagamento, dependendo de suas necessidades. É possível também alterar os períodos para semanal, quinzenal ou mensal;
- Pagar um empréstimo antes de cair em atraso impedirá que você tenha um histórico de crédito ruim.
Desvantagens de pagar suas dívidas com um empréstimo
Como tudo na vida, existem desvantagens nesse tipo de transação financeira, que são:
- O processamento do novo crédito pode envolver o pagamento de juros;
- Se você não pesquisar bem, pode acabar com uma taxa mais alta;
- Seus débitos podem aumentar, então, você precisará economizar mais;
- Se você não tiver um bom controle de seus pagamentos, poderá contrair mais dívidas.
Caso você já sinta que não pode pagar, recomendamos que você vá a especialistas para obter a melhor solução para o problema o quanto antes. Como citamos, empréstimo para pagar dívida pode ser uma solução momentânea e paliativa, mas não resolve todos os problemas.
Dessa forma, veja: Vai fazer uma compra PJ? Aprenda como solicitar cartão de crédito do Banco Inter para empresa