Devido aos diversos fatores econômicos ocorridos entre os anos de 2020 e 2021, a Caixa Econômica Federal passou a liberar, por meio do Caixa Tem, uma linha de microcrédito para os cidadãos de baixa renda.
O empréstimo pode ser contratado com valor variado entre R$ 300 e R$ 1.000. Além disso, a dívida pode ser parcelada em até 24 vezes, com juros de 3,99% ao mês. Segundo o Banco Central (BC), a busca pelo serviço teve uma alta de 1,5% em outubro deste ano.
Veja também: Liberado o pagamento retroativo das primeiras parcelas do Auxílio Emergencial; Veja quem será contemplado
No entanto, para evitar congestionamento no sistema, a Caixa criou um calendário para a liberação do crédito de forma gradativa, conforme o mês de aniversário dos interessados. Na segunda-feira (27), o cronograma passou a autorizar o acesso do serviço aos nascidos em novembro e dezembro.
Ou seja, todos os interessados em contratar o empréstimo do Caixa Tem já podem acessar o serviço na plataforma. No entanto, para aqueles que já são correntistas do aplicativo, é necessário atualizá-lo, aqueles que não o possui, basta baixa-lo e realizar o cadastro.
Na ocasião, a conta Poupança Social Digital passará para Poupança Digital+. Além disso, cidadão pode realizar uma simulação para conferir as condições do serviço antes de contratar o empréstimo.
Veja como solicitar o crédito Caixa Tem
O procedimento é rápido e prático, veja a seguir:
- Abra o app e acesse sua conta;
- Vá em “Atualizar cadastro”;
- Em seguida, envie foto frente e verso de um documento de identidade;
- Tire uma foto estilo ‘selfie’ quando solicitada;
- Confira se os dados estão corretos e clique em “confirmar”.
Contudo, de acordo com a regulamentação da Caixa, o empréstimo não será librado para cidadãos que estão com nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.