O empréstimo consignado costuma ser conhecido por aposentados, servidores públicos e pensionistas do INSS, mas você sabia que também existe para empresa privada? Nessa modalidade, trabalhadores do mercado privado podem conseguir crédito e aproveitar taxas de juros mais atrativas.
Para conseguir fazer a solicitação, o trabalhador de empresa privada precisa preencher alguns requisitos. Continue com a leitura da matéria desta quinta-feira (15) do Notícias Concursos e entenda como funciona o empréstimo consignado desta forma.
Como funciona o empréstimo consignado para empresa privada?
No consignado de empresa privada as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento dos trabalhadores. Devido a baixa chance de inadimplência, a taxa de juros costuma ser mais baixa do que os empréstimos pessoais oferecidos no mercado.
Para conseguir o consignado de empresa privada é preciso trabalhar sob regime CLT e as parcelas são pagas automaticamente no dia do pagamento do salário. O grande diferencial é que não há possibilidade de atrasar o pagamento, pois o salário cairá na conta já descontado da parcela do empréstimo.
Diferença entre consignado público e privado
O empréstimo consignado público e privado apresenta semelhanças. Especialmente no que diz respeito ao pagamento das parcelas serem descontadas automaticamente do salário ou benefício do contratante.
A principal diferença entre os dois é que em empresas privadas o pagamento é descontado do salário do trabalhador, que já recebe o valor em conta descontado. Além disso, no empréstimo privado a empresa precisa ter um convênio com outra instituição para oferecer a modalidade. Já no consignado público, as instituições públicas garantem o pagamento do crédito.
Existem outros pontos que também diferem o empréstimo consignado público do privado, pois os juros do consignado público costumam ser mais baixos do que os privados. Isso porque costumam apresentar mais estabilidade a longo prazo e no caso do privado os trabalhadores podem ser desligados da empresa e perder sua renda.
Margem consignável do empréstimo consignado para empresa privada
A margem consignável do empréstimo consignado empresa privada é a mesma que a do empréstimo consignado público. Ou seja, para quem deseja solicitar esse tipo de empréstimo pode comprometer até 35% de seu salário líquido com parcelas do crédito.
Quem não pode fazer empréstimo consignado?
Apenas trabalhadores em regime CLT em empresas com convênio que oferecem a modalidade de empréstimo consignado privado podem fazer a solicitação. Portanto, não podem solicitar esse tipo de empréstimo trabalhadores:
- Temporários;
- Autônomos;
- Freelancers;
- Estagiários;
- Menor aprendiz;
- Prestadores de serviços.
Trabalhadores negativados podem solicitar o crédito, visto que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento. Contudo, a aprovação está sujeita à análise de crédito da instituição financeira.
Como descobrir se a empresa oferece consignado privado?
Para descobrir se a empresa que você trabalha oferece empréstimo consignado privado, entre em contato com o departamento de Recursos Humanos ou converse com os colegas de trabalho. Caso ela ainda não ofereça, faça uma sugestão para que a empresa tenha um convênio e passe a oferecer esse benefício aos colaboradores.