Competição Saudável Nas Empresas

Competição estimulada pode ser um ponto positivo para uma empresa?

Um ambiente competitivo é o oposto de um ambiente saudável? Não exatamente, a competição pode ser estimulada e lucrativa para a empresa. Todavia, são necessários alguns cuidados na gestão da competição nas empresas.

É comum que haja uma confusão entre o consenso de competição, uma vez que muitos entendem como rivalidade. No entanto, a competição pode ser saudável para um ambiente organizacional, e ainda motivar as equipes.

Ambiente saudável não é o oposto de um ambiente competitivo

Um ambiente saudável não existe em detrimento de um ambiente competitivo, muito pelo contrário, esse paradigma no pensamento empresarial prejudica o ambiente corporativo.

O ambiente corporativo já é um ambiente competitivo, no entanto, se essa competição for direcionada pode virar um fator motivacional.

Como estimular a competição saudável?

A competição estimulada pode ser feita entre as equipes, por exemplo:

Competição entre as equipes de atendimento ao cliente, quanto às métricas variadas, TMA (Tempo Médio de Atendimento), atendimentos resolutivos, dentre outros fatores pertinentes à área.

Ou ainda, competição solidária, onde a empresa divide os funcionários em equipes para arrecadação de doações para instituições de caridade.

Ainda há competições que podem ser premiadas em dinheiro, sendo julgados grupos por pontuações baseadas em atividades em grupo, ainda que entre áreas diferentes.

Gamificação é exemplo de ambiente saudável

Cabe à gestão de pessoas gerir essa competitividade de forma direcionada, para que ela torne o ambiente saudável  e motivacional.

Certamente, um bom exemplo de competitividade saudável é a gamificação nas empresas. Falamos sobre a gamificação de forma mais ampla, clique no link para entender mais esse conceito. Por isso, um ambiente competitivo pode ser saudável e resolutivo para as empresas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.