O entrante no empreendedorismo pode optar por atuar de diversas formas, sendo o e-commerce a forma de atuação mais escolhida pelos empreendedores na era digital.
Embora a internet seja um espaço extremamente concorrido, é uma fonte de grande oportunidade. Por isso, o empreendimento que surge por meio de um e-commerce, eleva as chances de sucesso no mercado atual; considerando o fluxo de oferta e demanda dentro do ambiente digital.
No entanto, é necessário que o e-commerce seja gerenciado estrategicamente desde o início da atuação empresarial da marca. Haja vista que as estratégias permitem que o empreendedor direcione seu orçamento para que possa alcançar o seu público-alvo de maneira planejada.
Todavia, o planejamento estratégico de uma empresa na era digital deve ser feito de maneira flexível, considerando os diversos fatores externos que impactam nas ações que estão em andamento.
Por isso, é necessário estudar as tendências de mercado e adaptar ferramentas relevantes como a matriz Swot, análise Pest e análise de Ansoff, por exemplo.
Dessa forma, o empreendedor poderá amparar o seu site em todos os fatores, considerando a necessidade de direcionamento das ações de marketing digital; ao passo que as ações precisam de direcionamento estratégico no que diz respeito ao processo de compra do cliente.
Um processo de compra com muitas etapas ou um site de e-commerce que não é responsivo podem ser fatores relevantes para que o cliente abandone o carrinho de compras na internet.
Por isso, diversos fatores amparam os valores de uma empresa na era digital. Sendo assim, ao direcionar suas ações, o empreendedor precisa atualizar o seu funil de vendas para que possa atender o seu cliente de forma ampla.
Portanto, é aconselhável que o empreendedor planeje seus recursos, investindo em fatores tecnológicos para que possa gerar escalabilidade e oferecer uma experiência completa para seu público-alvo, visto a elevação da concorrência na era digital.
Sendo assim, a atuação do empreendedor por meio de um e-commerce pode ser bastante promissora, desde que seja administrada de forma planejada desde o início.
Haja vista que, embora a era digital ofereça muitos desafios, também oferece muitas facilidades para que uma empresa entregue inovação através da criatividade por diversas vertentes.