O empreendedor deve atuar de maneira holística e dinâmica desde o surgimento da sua ideia de negócio, por isso, é importante que uma empresa no empreendedorismo atual cresça de forma rentável e escalável, destacando o seu diferencial no mercado.
Uma empresa deve crescer de forma objetiva, considerando a dinâmica do mercado e a realidade da economia. Portanto, o investimento em uma ferramenta de gestão e os estudos mercadológicos são fatores primordiais para amparar uma empresa na era digital.
Adaptar ferramentas estratégicas pode ser primordial para o sucesso de uma marca de pequeno porte. A matriz Swot, por exemplo, permite que a empresa se direcione dentro do cenário em que se encontra, considerando os fatores externos para o planejamento dos fatores internos.
Ao elaborar a matriz Swot, a empresa analisa suas forças e fraquezas e pode entender quais são as ameaças e as oportunidades do mercado atual; o que é muito importante para o direcionamento dos projetos e do orçamento da marca.
A economia, por exemplo, é um fator externo que impacta diretamente o poder aquisitivo do cliente. Sendo assim, é primordial que esse fator seja considerado dentro da empresa para que o planejamento seja flexível, ao ponto de que ações sejam previsíveis em casos de crises financeiras, por exemplo, dentro de um plano de contingência.
Além disso, a inovação oriunda da concorrência pode tornar a sua marca obsoleta. Portanto, entender o que está sendo entregue ao seu público-alvo é fundamental.
O investimento em tecnologia é um fator inerente à atuação estratégica de uma empresa, contudo, esse investimento pode ser direcionado para que seja resolutivo dentro do objetivo da empresa.
Investir em um sistema ERP, por exemplo, pode ser o diferencial competitivo de uma empresa de pequeno porte, já que ao integrar as informações a empresa pode amparar o cliente em seu processo de compra, considerando a fluidez do acesso ao site até o prazo de entrega, que deve ser cumprido, independentemente do volume de vendas da empresa.
Dessa forma, o relacionamento com o cliente se torna orgânico. Portanto, a gestão holística se torna natural quando a empresa cria processos estratégicos desde o seu surgimento.