O que é ser um empreendedor digital? Como ter sucesso como nessa carreira tão ampla e atual? Essas são as perguntas que queremos responder para você! São explicações básicas, mas necessárias para se investir no empreendedorismo digital.
O que é ser empreendedor digital?
O empreendedor digital é aquele que investe na prestação de serviços de marketing digital para empresas e pessoas físicas, utilizando a internet. São exemplos de serviços que podem ser ofertados:
- E-commerces;
- Blogs;
- Canais no YouTube;
- Portal de cursos e qualquer serviço que possa ser prestado de forma online.
O empreendedorismo digital é indicado para pessoas que não querem fazer altos investimentos, mas, dessa forma, ter independência. Não é preciso fazer a locação de um espaço físico para trabalhar e nem para fazer o atendimento presencial. O que precisa, de fato, é de tecnologia e inovação.
Além disso, é uma área que possui alta probabilidade de crescimento, aumento na equipe de trabalho e obtém excelentes resultados.
Quais são as vantagens de ser um empreendedor digital?
Entre as vantagens de ser um empreendedor digital tem-se:
- Estar presente em todos os lugares: de acordo com o IBGE, 79,9% dos brasileiros possuem internet em casa. Isso permite que o seu negócio chegue para diferentes pessoas e em diferentes lugares;
- Baixo custo de investimento inicial: não existe a necessidade de uma grande infraestrutura para montar o negócio. Com o aumento da demanda, há a possibilidade de oferta e serviço home office;
- Flexibilidade de horários para o empreendedor e clientes: a internet funciona em período integral, a qualquer dia e horário. Por isso, sempre é possível realizar uma venda ou apresentar um serviço;
Crescimento nas vendas e lucratividade constante: as vendas realizadas pela internet estão em crescimento exponencial, bem como o acesso à internet.
Como iniciar um trabalho de empreendedor digital?
Para ser um empreendedor digital você vai precisar, inicialmente, abrir um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Logo após, é preciso:
Fazer um benchmarking
Ou seja, analise a concorrência, principalmente descobrindo as melhores práticas usadas pelos concorrentes que podem ser atualizadas ou simplesmente utilizadas no seu negócio.
Escolha um segmento de mercado para atuação
Essa escolha representa o segmento de mercado que você se identifica e gosta. O trabalho se torna mais positivo, gratificante e nobre.
Planeje
Planeje, estabeleça objetivos, metas, diretrizes e identifique suas primeiras ações, de forma a identificar a sua cara no negócio. Dessa forma, cada ação, ou projeto realizado, identifica melhor a sua marca.
Invista no que está dando certo e corrija aquilo que está rendendo menos do que o esperado. Veja cada ponto como uma possibilidade de investimento e faça muitos testes que permitam melhorar sempre mais.
Projete o lucro do seu negócio
Antes de tudo, identifique no seu trabalho todos os possíveis lucros que você pode ganhar.
Imagine todas as formas de recebimento e os produtos oferecidos que podem ser monetizados.
Neste processo você pode se perguntar:
- As pessoas vão pagar por um produto ou serviço?
- Vão adquirir algum conteúdo?
- Vai ser feito de uma só vez ou por uma assinatura mensal?
- Qual será o preço cobrado?
- É suficiente para compensar os gastos da empresa e manter o negócio de forma sustentável?
- Em quanto tempo pretendo ter retorno sobre meu investimento inicial?
- Qual o retorno esperado?
Invista em marketing digital para o seu negócio
Já que o seu negócio é online, nada melhor do que investir no marketing digital da sua empresa. Você precisa atingir o público certo para passar a mensagem correta, ou seja, atingir o seu público de forma a ampliar o seu negócio.
Seja data-driven
Ou seja, se oriente através de dados. Sendo assim, é muito provável que o seu site já ofereça dados importantes, como também as redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e etc.
Além disso, invista em ferramentas de análise que possibilitem insights sobre o seu negócio.
Outras dicas
- Aprenda sobre marketing e vendas, se atualizando sempre;
- Não desanime quando o negócio estiver parado, pois isso é normal e acontece com todos os empreendedores;
- Utilize o marketing de conteúdo como base, mas vá muito além disso;
- Dedique-se ao que você gosta, tenha amor à camisa. Assim, as oportunidades sempre surgem quando investimos nelas. Faça o melhor pelo seu negócio e busque ser o melhor no seu setor de atuação;
- Por fim, seja uma pessoa feliz sendo empreendedor digital. Dessa forma, a felicidade abre portas, incentiva as ideias criativas, e mantém as pessoas certas do nosso lado.
Perceba que entrar no mundo do empreendedorismo digital pode ser fascinante! Desejamos muita sorte e sucesso em seu novo caminho pela frente!