Eleições de 2022 é motivo de preocupação para empresários
De acordo com uma pesquisa da Deloitte Global divulgada pela CNN, as eleições deste ano são uma das principais preocupações para os empresários brasileiros. Dos 491 empresários consultados no levantamento, 68% apontaram o processo eleitoral como uma preocupação para o ano de 2022.
As entrevistas foram feitas entre os dias 26 de novembro a 20 de dezembro de 2021 e contam com informações coletadas de líderes de empresas que somam R$ 2,9 trilhões em receitas. Esse valor representa 35% das receitas sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
A CNN ainda destacou que além das eleições, 65% dos empresários entrevistados pontuaram instabilidades políticas como uma preocupação. Os empresários também citaram a inflação acima de 5%, uma nova onda de Covid-19, a desvalorização do real e riscos fiscais também como possíveis causas de problemas ao longo do ano.
Como solicitar o título de eleitor
No Brasil, o voto é obrigatório por lei, ou seja, os cidadãos brasileiros que não votam podem sofrer penalidades. Algumas das consequências de não votar é a impossibilidade de emitir um passaporte ou carteira de identidade. Desse modo, é importante emitir o título de eleitor ou regularizar pendências com a Justiça Eleitoral.
Por conta da pandemia, todo o atendimento dos Tribunais Eleitorais está sendo feito online. Sendo assim, o título de eleitor pode ser solicitado em casa por meio do “Título Net”. Para isso, basta acessar o sistema e clicar na opção “Não tenho” na guia “Título de Eleitor”. Em seguida, será necessário preencher os dados pessoais solicitados (nome completo, RG, local de nascimento e e-mail).
Por fim, será solicitado que o cidadão envie quatro fotografias para comprovar a identidade, sendo elas: uma selfie segurando um documento oficial de identificação, fotos desse documento (frente e verso) e um comprovante de residência. É importante lembrar que homens entre 18 e 45 anos devem enviar também o comprovante de estar em dia com o serviço militar.
O que os empresários esperam para o ano de 2022
Mesmo com as preocupações envolvendo as eleições no Brasil neste ano, os empresários projetam, em média, uma alta de 10,2% no índice de vendas. Além disso, 21% dos empresários entrevistados esperam um crescimento superior a 20% e apesar de 6% acreditam que haverá uma queda nas vendas, informou a pesquisa divulgada pela CNN.
Além disso, 42% dos entrevistados pela Deloitte Global esperam um PIB estável neste ano, variando entre -0,5% e 0,5%. Apesar das incertezas que rodeiam o mercado brasileiro, grande parte dos empresários afirmaram que planejam investir em áreas de tecnologia e produtividade.
Por fim, a pesquisa pela CNN realizou algumas perguntas a respeito dos quadros de funcionários das empresas. Dentre os empresários entrevistados, 53% disseram que pretendem aumentar o quadro de colaboradores em 2022, enquanto 18% pretende manter os mesmos funcionários sem substituições. 24% dos empresários planejam também manter a mesma quantidade de colaboradores, mas substituir alguns funcionários. Apenas 5% informaram que devem diminuir o quadro de funcionários.
Alguns motivos citados pelos empresários para a substituição ou demissão de funcionários são: redução de custos, automação de processos e substituição por profissionais mais qualificados.