O e-Título é um documento digital utilizado para substituir o Título de Eleitor físico. A plataforma oferece diversos serviços que facilitam bastante para os usuários, principalmente no período atual, de eleições.
No último sábado (30), foi encerrado o prazo para que os eleitores baixassem o aplicativo. No entanto, na segunda-feira (03), o sistema foi liberado novamente para que os eleitores instalem e consigam utilizá-lo neste período.
Como usar o e-Título?
Inicialmente, é importante destacar que, para que haja liberação do título on-line, é necessário que o eleitor tenha sido registrado na Justiça Eleitoral anteriormente.
Sendo registrado, o cidadão pode ter acesso ao documento digital a qualquer momento, por meio dos sistemas Android e iOS. Após ter realizado a instalação do aplicativo em seu aparelho, o eleitor deve informar os seguintes dados pessoais:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Número de inscrição de seu título de eleitor;
- Nome da mãe;
- Nome do pai.
Feito isso, as informações concedidas pelo cidadão serão cruzadas com as que constam no sistema da Justiça Eleitoral para que o acesso ao aplicativo seja validado.
Quais informações constam no documento digital?
No Título de Eleitor on-line o cidadão poderá ter cesso as seguintes informações:
- Nome;
- Data de nascimento;
- Município;
- Nome dos pais;
- Número do título;
- Número de zona eleitoral;
- Seção à qual o eleitor deve se encaminhar para participar do pleito.
Perdi meu título de eleitor, serei impedido de votar no segundo turno?
As Eleições 2022 estão próximas, e muitas pessoas nem mesmo sabem onde está o seu título de eleitor. Em alguns casos, até perderam o documento e ainda não solicitaram uma segunda via.
Nessas situações, o eleitor deve se informar se é possível votar sem o documento oficial. Acontece que neste ano, o prazo para pedir a segunda via do título de eleitor já se encerrou.
Posso votar sem o título de eleitor?
Caso o eleitor não consiga ter acesso ao seu documento físico antes das eleições, não precisa se preocupar. Isso porque, é possível exercer a sua cidadania mesmo sem o título de eleitor.
Neste caso, no dia da votação do segundo turno, basta levar um documento oficial com foto, como o RG ou CNH. O cidadão também pode baixar o aplicativo e-Título (Android e iOS), e apresentar a versão digital do documento.