Vestibulando: veja 5 dicas que ajudarão na escolha de sua carreira

Um momento decisivo na vida de um jovem vestibulando é a escolha de sua futura profissão

Um momento decisivo na vida de um jovem vestibulando é a escolha de sua futura profissão. Desde criança, sempre escutamos a famosa pergunta: “o que você vai ser quando crescer?”, não é mesmo?

Mas o fim do ensino médio marca a escolha da profissão ideal para o jovem. Nem sempre essa escolha pode ser para o resto da vida, mas é normal que muitos adolescentes ainda tenham dúvidas sobre o caminho que realmente deseja trilhar.

Por isso, separamos 5 dicas que podem auxiliar o vestibulando a decidir sobre que curso desejam ingressar na faculdade, baseado em informações do site Vale News. Veja:

5 dicas para ajudar o vestibulando na escolha de sua carreira

1 – Reúna informações sobre as profissões que interessam

Pesquisar as necessidades da profissão no mercado, ofertas de emprego, se há mercado saturado, a regulamentação, entre outros pontos que podem contribuir para a escolha.

2 – Converse com profissionais

Conversar com alguém que atue na profissão de seu interesse amplia o seu conhecimento sobre ela.  Mas, devido ao distanciamento social, esta conversa pode ser realizada por chamadas de vídeos ou mensagens.

3 – Faça um autoconhecimento

É preciso que o vestibulando conheça realmente o que deseja. Quais os seus interesses? O que te desafia, quais as suas habilidades, desejos, expectativas, valores?

Portanto, trabalhar no que nos dá prazer se tornou fundamental. Se possível, faça um teste vocacional. Na internet você encontra várias opções.

4 – Evite modas

Profissões comentadas no momento, com alta remuneração ou que oferece maior status, pode não ser a ideal para você. Profissões em alta no momento, como as ligadas à tecnologia, podem não ser para o seu perfil.

Assim, escolha a carreira que você se identifique, que tenha “mais a ver com você”, independente se alguém diga o que é tendência (ou não). Sua dedicação, seu conhecimento e suas habilidades é que serão responsáveis pelo seu sucesso e realização.

5 – Tenha calma

Manter calma é essencial para uma decisão importante. Atualmente, devido a diversas áreas de atuação disponíveis, nem sempre esta escolha será única. Além disso, você poderá atuar em mais de uma área ou se especializar em uma única. Mas, tudo em seu tempo, é claro.

Gostou das dicas? O que mais você acrescenta para quem o vestibulando que vai decidir sua futura profissão? Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.