Unicamp define calendário para o retorno das aulas presenciais

Na noite de ontem, segunda-feira (14), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) definiu o calendário para retomar as aulas presenciais.

A Unicamp suspendeu as aulas presenciais em 13 de março por conta da crise sanitária causada pela covid-19. Desse modo, já está há seis meses sem atividades presenciais.

Com a flexibilização do isolamento social, a Unicamp definiu uma retomada gradual das atividades e prevê medidas a serem seguidas. Nesse sentido, os primeiros a retornar gradualmente serão os servidores a partir do próximo mês. Já o retorno dos alunos de graduação, de pós-graduação e de extensão deve ocorrer a partir de novembro.

Além disso, a Unicamp estabeleceu que uma das condições para a retomada das atividades presenciais é a de que as regiões dos campi estejam há, pelo menos, quatro semanas na fase amarela do Plano São Paulo.

No entanto, as datas do calendário podem sofrer revisão a qualquer momento, considerando a progressão da pandemia nas regiões nas quais ficam os campi.

De acordo com a universidade, uma das medidas para a retomada das atividades prevê a aplicação de testes RT-PCR em toda a comunidade, incluindo professores, funcionários e alunos.

Calendário

  • 19/10 – Período 1: até 20% de servidores;
  • 02/11 – Período 2: até 40% de servidores;
  • 16/11 – Período 3: até 60% de servidores, até 25% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 25% de crianças atendidas pelo CECI/DeDIC;
  • 30/11 – Período 4: até 80% de servidores, até 50% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 50% de crianças atendidas pelo CECI/DeDIC;
  • 14/12 – Período 5: até 100% de servidores, até 75% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 75% de crianças atendidas pelo CECI/DeDIC;
  • 23/12 a 04/01/2021 – Recesso de fim de ano
  • 04/01/2021 – Período 6 – até 100% de servidores, até 100% de alunos de graduação, pós-graduação e extensão e até 100% de crianças atendidas pelo CECI/DeDIC;
  • 18/01/2021 – Ingresso na Fase 3 do plano de retomada gradual das atividades.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a Unicamp foi a primeira instituição pública de ensino a suspender as aulas presenciais para evitar a disseminação da doença.

Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Leia também Enem 2020: Inep abriu o período de inscrição para a RNC.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.