SP: Secretaria Estadual da Educação deve enviar SMS a pais de alunos para combater a evasão escolar

O problema da evasão escolar é antigo na rede pública de ensino do Brasil. Contudo, não há um plano nacional para lidar com essa realidade. Além disso, com o cenário de pandemia a situação da evasão escolar e do abandono se agrava ainda mais.

Por esse motivo, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SP) decidiu por adotar o envio de SMS a pais de alunos para combater a evasão escolar. Assim, a Secretaria deve enviar 1,5 milhão de mensagens por meio de SMS aos responsáveis por alunos  matriculados na rede estadual.

A rede estadual conta com cerca de 3,5 milhões de alunos matriculados, desse modo, a medida adotada pelo governo de SP deve atingir metade dos estudantes.

De acordo com a Secretaria, a prioridade de comunicação é junto aos pais e responsáveis cujos dados de contato estão atualizados junto à pasta. Assim, pais e alunos poderão responder às mensagens via SMS de forma gratuita.

A medida objetiva, desse modo, evitar o abandono e a evasão escolar após a volta às aulas presenciais. Além disso, por meio das respostas, o governo poderá delinear melhor as estratégias de enfrentamento à questão da evasão. 

Pandemia deve “afetar e piorar a evasão escolar”

O subsecretário de articulação regional da Secretaria, Henrique Pimentel, afirmou que a pandemia vai afetar e piorar a evasão escolar, mas que o índice de evasão só pode ser adequadamente calculado após a retomada: 

“Evasão, em ano regular, é o aluno parar de ir à escola. Hoje, se o estudante não está frequentando as aulas, ele não está acompanhando as aulas a distância. E isso pode acontecer porque ele desistiu ou porque ele não consegue, seja por não ter os equipamentos ou porque ele tem dificuldade”.

O envio de SMS aos pais dos alunos tem ainda o propósito de incentivar os alunos a acompanharem as aulas transmitidas pelo Centro de Mídias, site do governo de São Paulo para o ensino remoto.

Fonte: UOL.

E aí? Gostou do texto? Então deixe seu comentário!

Clique aqui para ver mais sobre a área de educação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.