Sessão, Seção ou cessão? Qual a diferença?

Não confunda na hora da redação!

A confusão entre “sessão”, “seção” ou “cessão” é comum, como no caso de “de encontro a” e “ao encontro de”, do qual falamos aqui. Apesar de acontecer por motivos diferentes, os quais veremos aqui.

Por isso, é muito importante tomarmos cuidado na hora da redação, pois os termos possuem o fonema (sonoridade) semelhante entre si. Muito vezes é essa semelhança no som que leva candidatos a caírem no erro.

 

Vejamos os exemplos:

 

Joana foi à seção de cinema.

Pedro leu a cessão sobre coronavírus.

Joaquim concordou com a sessão de seu celular ao irmão.

 

Os casos acima, embora as três palavras existam, estão incorretos.  O emprego das palavras teve seu sentido trocado.

 

Vamos às explicações!

 

No primeiro exemplo, a palavra “seção” significa parte ou parcela de alguma coisa. Segundo o dicionário Houaiss, “seção” pode ser, por exemplo, cada uma das subdivisões de um estabelecimento comercial. Se Joana estivesse em uma farmácia, ela poderia ir até à seção de higiene pessoal ou procurar pela seção de cosméticos. Do modo como está escrito o primeiro exemplo, talvez devêssemos perguntar se Joana foi em algum cinema dividido por gêneros, como uma seção de terror, ação, aventura ou drama. Mas, como ela desejava ver um dos filmes do Harry Potter, ela, portanto, foi à sessão de cinema das nove horas da noite.

O segundo caso também está errado, porque o substantivo cessão quer dizer ceder, emprestar ou a renúncia de algo. Quem dera se Pedro tivesse lido uma notícia sobre a renúncia do coronavírus, não é mesmo?

Já no terceiro caso, o sentido também está incorreto. A palavra “sessão” está relacionada ao tempo ou período de uma reunião, espetáculo, congresso ou terapia.

 

Muito bem! Para finalizar, caríssimos leitores, os exemplos ficariam assim:

 

Joana foi à sessão de cinema.

Pedro leu a seção sobre o coronavírus.

Joaquim concordou com a cessão de seu celular ao irmão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.