Semântica para Concursos Públicos: Denotação e Conotação

Conhecer conceitos básicos da semântica da Língua Portuguesa como denotação e conotação é indispensável para garantir um bom resultado em Concursos Públicos, vestibulares ou mesmo no Enem.

Desse modo, apresentamos os conceitos básicos e como sua aplicação pode ser cobrada nos exames.

Todos já ouviram falar sobre sentido denotativo e sentido conotativo durante o período escolar, pois ambos fazem parte da nossa linguagem e são empregados cotidianamente na nossa fala e escrita. Veja exemplo:

Tenho que descascar esse abacaxi hoje.

A frase acima pode ser compreendida de duas maneiras a depender do contexto. A primeira significação pode ser a de tirar a casca da fruta com uma faca, por exemplo. Além disso, a frase pode significar resolver um problema. Aí residem os sentidos denotativo e conotativo. Entenda melhor.

Denotação

A denotação diz respeito ao sentido literal de uma palavra, expressão ou frase. Nesse sentido, podemos dizer que o sentido denotativo de um termo é aquele encontrado no dicionário, sem variação no seu sentido.

Considerando o exemplo “Tenho que descascar esse abacaxi hoje” dado acima, o seu sentido denotativo é exatamente o de tirar a casca da fruta.

Conotação

Já a conotação diz respeito ao sentido figurado que as palavras, expressões ou frases podem assumir em um determinado contexto. Ou seja, o sentido figurado é aquele que geralmente não encontramos no dicionário.

O sentido conotativo da expressão descascar um abacaxi é, desse modo, o de resolver um problema.

Contudo, para identificar se o sentido usado foi o conotativo ou denotativo, é necessário observar o contexto em que a palavra ou expressão foi empregada.

Em Concursos Públicos, vestibulares e Enem, há diversas formas de cobrar denotação e conotação. As questões podem pedir a identificação de uma palavra que foi empregada em sentido denotativo ou conotativo. Há também questões em que o texto pode apresentar um desses sentidos e o participante deve explicar o sentido usado, entre outros.

Veja o quadrinho:

O Globo. O menino maluquinho: agosto de 2002

Esse quadrinho é um exemplo de texto que pode ser usado em questões sobre o sentido conotativo, que reside, neste caso, na emprego da palavra bateria para referir-se à energia para brincar que a criança possui. 

É importante lembrar que, apesar de estar presente na linguagem como um todo, o sentido conotativo costuma ser cobrado em textos literários.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!

Veja questões de gramática comentadas:
Concordância verbal e nominal: aqui.
Dicas de semântica: como é cobrada a polissemia em Concursos Públicos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.