Redação Enem: MEC disponibiliza material para estudantes e professores

São seis apostilas usadas até então exclusivamente para treinamento dos avaliadores do exame

O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou para estudantes, professores e participantes seis apostilas usadas até então exclusivamente para treinamento dos avaliadores no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com os arquivos, candidatos podem conhecer os detalhes dos critérios que os conduzem à nota final.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, explicou que a divulgação inédita permitirá aprofundamento dos participantes, professores e estudantes em geral. O órgão costumava disponibilizar apenas um único material, a Cartilha do Participante, com orientações gerais, nas últimas edições.

O conteúdo apresenta detalhes das cinco competências avaliadas na redação do Enem, além de um documento à parte, com 125 páginas, que explica todas as situações que levam o corretor a zerar a nota.

As apostilam alertam também o professor sobre a confidencialidade do material, que não pode ser divulgado, distribuído, impresso ou utilizado para qualquer outra finalidade que não faça parte do objetivo específico do curso de capacitação.

Em uma das avaliações que mais tiram o sono dos participantes é a “proposta de intervenção”, uma das características da dissertação e que confunde os alunos, pois exige deles um posicionamento diante do problema abordado com argumentos válidos e sem ferir os direitos humanos. Este ponto também está incluído no material disponibilizado pelo órgão.

O Enem 2020 recebeu mais de 6 milhões de inscritos, segundo o Inep. A data para o exame ainda não foi definida, mas será escolhida a partir de enquete entre os participantes a partir de junho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.