Redação do ENEM: a conclusão perfeita em 3 dicas

Fazer uma boa redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um grade desafio para muitos estudantes, nesse sentido, trouxemos a conclusão perfeita em 3 dicas.

Sabemos que a redação do Enem tem papel muito relevante na nota, principalmente a depender do curso que o estudante vai escolher no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Desse modo, vale até 1000 pontos.

Não há fórmula mágica para conseguir boa nota no Enem nas provas objetivas, muito menos na prova de redação. Contudo, há algumas formas (e não fórmulas!) de alcançar notas melhores. Veja algumas delas.

A conclusão perfeita em 3 dicas

1. Fique atento à estrutura

As únicas regras explicitadas na Cartilha do Participante quanto à estrutura da redação é que o texto deve ser escrito em prosa e deve ser dissertativo argumentativo. Nesse sentido, a nossa primeira dica é: desenvolva o texto em 4 parágrafos.

O primeiro parágrafo deve ser para a introdução, nesse sentido, o segundo e o terceiro ficarão reservados ao desenvolvimento, no qual recomendamos que sejam desenvolvidos dois argumentos. Assim, você prepara bem “o terreno” para a conclusão, que sempre deve estar no último parágrafo.

É na conclusão que a proposta de intervenção deve ser apresentada, nesse sentido, as duas próximas dicas são cruciais.

2. Elabore o raciocínio adequadamente

Tendo apresentado dois argumentos no desenvolvimento, você deve elaborar o raciocínio da conclusão adequadamente.

O que isso significa? É necessário que a conclusão retome as ideias já expostas no texto, de modo a reforçar seu ponto de vista sobre o tema. Logo, a sua proposta de intervenção deve estar logicamente ligada aos argumentos utilizados nos parágrafos anteriores.

Por exemplo, se o tema é a superlotação dos presídios e você argumentou que isso acontece em decorrência do índice de marginalidade causado pela falta de educação formal ou pelos altos índices de desemprego, não é lógico propor que fechem os presídios como solução para o problema.

Logo, você deve avaliar seus argumentos no sentido de desenvolver uma proposta adequada a eles na conclusão.

3. Detalhe proposta

Apresentada a proposta, detalhe! É necessário dizer a solução para o problema (ação), quem deve solucioná-lo (agente), de que maneira isso pode ou deve ser feito (modo) e para quê (finalidade).

Dica extra: Evite termos como “em resumo” e “concluindo”, pois torna seu texto redundante. O corretor sabe que você está concluindo. Então, aproveite melhor o espaço do paragrafo final.

E aí? Gostou das nossas dicas ou tem alguma dúvida? Então deixe seu comentário!
Veja aqui mais dicas para fazer uma ótima redação.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.