Projeto visa formar profissionais da educação para incluir alunos com autismo

Em sua primeira edição, o projeto AutismoS Presente destacou particularidades e potencialidades da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Neste segundo ano apresenta uma nova abordagem.

Agora, a iniciativa de formação continuada para profissionais da rede de educação fala sobre as comorbidades associadas ao TEA. Assim como o entendimento delas pode tornar a sala de aula um espaço mais inclusivo.

O AutismoS Presente é uma realização da Uniasselvi em parceria com o Instituto AutismoS e a REUNIDA e realiza uma série de debates, palestras, vídeo aulas e seminários com o intuito de jogar luz sobre o autismo em todas as suas vertentes.

A ideia é atualizar o (a) profissional de educação para receber e incluir o (a) aluno (a) com autismo, seja na rede de educação básica ou na formação universitária. Na primeira versão, a saber, mais de 35 mil pessoas realizaram a formação.

Por conta da pandemia, toda a agenda de 2021 será digital, potencializando a oportunidade de participação para profissionais em todo o país:

“Aumentando assim a rede inclusiva, desmistificando os mitos existentes, mostrando, através das formações, a realidade vivida pela pessoa com autismo e por todos ao seu redor. Afinal, todo conhecimento e todo aprendizado só são válidos, se compartilhados.” diz Juliana Uggioni, gestora pedagógica do Instituto AutismoS e Conselheira Nacional da REUNIDA.

São três etapas que compõem o projeto: a formação de multiplicadores (as) voluntários (as), que irão apoiar nas etapas seguintes; a formação dos (as) profissionais de educação e a realização de eventos nacionais e internacionais. Nesta última frente, já está confirmado o seminário “AutismoS – Um mundo plural de aprendizados, organizado pelo Instituto AutismoS”, que ocorre no dia 31 de março, com transmissão pelo canal do Youtube da Uniasselvi.

Conheça melhor o projeto AutismoS

O AutismoS é um instituto composto por um grupo de voluntários independentes que busca realizar e promover projetos relacionados à formação continuada gratuita aos profissionais da educação, à sensibilização e à conscientização sobre o TEA de forma diferenciada e dinâmica.

O projeto surgiu em 2018 em Santa Catarina e realiza seminários, palestras, assim como cursos de educação continuada, entre outras ações. Milhares de pessoas já participaram das propostas em todo o Brasil.

Para participar, basta se inscrever no site oficial clicando aqui.

E então, o que você achou da oportunidade? Compartilhe com profissionais da educação que precisam saber disso!

Não deixe de ler também – Discriminação contra pessoas com autismo é crime e pode ser relatada em Disque-denúncia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.