Programa Capes / Daad abre inscrições para bolsas de doutorado na Alemanha

O Programa Capes / Daad abriu inscrições para interessados em cursar doutorado na Alemanha com bolsas de até 116,3 mil euros.

A iniciativa nasceu de uma união entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Serviço Alemão de Intercâmbio (Daad).

Ao todo, serão disponibilizadas 45 bolsas. Entretanto, destas, a Capes financiará um máximo de dez. De acordo com a instituição, até duas de doutorado pleno, de até 116,3 mil euros; e até três de doutorado-sanduíche com cotutela, de até 46,1 mil euros. Além disso, haverá até duas ofertas de bolsas de doutorado-sanduíche sem cotutela, de 23, 7 mil euros.

O restante das bolsas, um total de 35, possuem o financiamento pelo Daad. Mas lembrando que, nesse caso, os valores dos benefícios concedidos pela agência seguem as regras vigentes na Alemanha. Tem interesse em saber mais a respeito? Então confira clicando nesse link aqui

Pré-requisitos para solicitar as bolsas

Brasileiros que têm interesse em estudar doutorado na Alemanha não só precisam seguir os parâmetros da Capes, como também devem respeitar as normas do Daad.

Uma sugestão antes de realizar a inscrição é conferir o Regulamento Geral de Bolsas no Exterior da Capes. Nesse documento há informações importantes para você ter ideia se o programa se adequa ao seu perfil.

Além disso, outras exigências englobam a naturalidade do participante: brasileiro ou então estrangeiro com visto permanente no Brasil.

Também não pode já ter título de doutor, não receber ou ter recebido bolsa para a mesma modalidade em outro programa. Ademais, o projeto não permite que se acumule bolsas nem que possua confirmação formal de orientação de instituição alemã.

Como fazer a inscrição

As inscrições permanecerão abertas até as 17 horas do dia 16 de outubro. Os interessados devem preencher o formulário online disponível na página da Capes.

A previsão de divulgação do resultado dos benefícios está marcada para ocorrer em março de 2021.

O Programa Capes/Daad apoia a formação de professores e pesquisadores de alto nível estimulando a cooperação acadêmica e o intercâmbio científico entre universidades alemãs e brasileiras.

Os beneficiados garantem as mensalidades, passagens ou auxílio-deslocamento, auxílio-instalação, seguro-saúde, adicional de localidade (quando cabível) e auxílio-dependente.

Ademais, o projeto concede taxas acadêmicas e administrativas para os estudantes de doutorado pleno. Já para orientadores brasileiros e alemães, há o pagamento de diárias e passagens ou auxílio-deslocamento.

Leia também – Em parceria com o MEC, Capes oferta curso on-line de Estatística

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.