Prêmio selecionará projetos de educadores sobre pandemia de Covid-19

O intuito é valorizar os trabalhos de professores que tenham se empenhado durante a pandemia

O Prêmio Shell de Educação Científica adotou uma nova categoria para a edição de 2020. Trata-se da Premiação Especial Covid-19, que visa agraciar projetos de educadores sobre a contenção do novo coronavírus no Brasil.

O intuito é valorizar os trabalhos de professores que tenham se empenhado durante a pandemia, contribuindo para a conscientização dos alunos e da sociedade. Também podem ser projetos de ações benéficas em meio à necessidade de isolamento social e de pesquisa.

Podem concorrer ao prêmio os docentes de escolas públicas, em âmbito federal, estadual ou municipal do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. São aceitos os trabalhos de professores de ciências e matemática para aqueles que lecionam no ensino fundamental ou de biologia, física, química e matemática que atuam dando aulas no ensino médio.

De acordo com a gerente de Performance Social da Shell Brasil, Maria Angert, um dos objetivos do Prêmio é estimular o interesse de jovens e adolescentes pelo estudo de áreas do conhecimentos relacionadas à ciência.

Na avaliação dela, o prêmio pode contribuir para a implementação de políticas públicas, sobretudo na área da educação.

Os projetos vencedores vão ganhar uma premiação em dinheiro e uma viagem a Londres para estudar. A ideia é que os professores vitoriosos façam uma imersão na área das ciências.

MEC oferece pós-graduação EAD para professores

O Ministério da Educação (MEC) está com uma nova oferta de especialização voltada para professores das redes estaduais de todo o Brasil. Os cursos de pós-graduação lato sensu são próprios para quem deseja se qualificar em docência, focados em educação profissional e tecnológica.

As aulas, que são componentes do Programa Novos Caminhos, serão na versão EAD (ensino a distância), o que é uma notícia que tranquiliza em tempos de pandemia.

De acordo com o MEC, “a oferta do curso visa atender a uma necessidade de formação de professores em Educação Profissional e Tecnológica”.

É um total de 4.320 vagas para professores que já compõem o quadro do ensino estadual. Há no edital que serão 160 vagas disponíveis para cada estado da União.

Os professores poderão participar dos cursos do MEC por meio das instituições estaduais, que devem fazer o ingresso no programa até o dia 14 de agosto.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.