MS: Escolas são classificadas como essenciais e continuam funcionando mesmo na fase crítica

Definiu-se que as escolas do Mato Grosso do Sul são essenciais. Ou seja, não podem fechar mesmo diante da pandemia do novo coronavírus que o Brasil e o mundo enfrentam.

Isso vale para as instituições de ensino dos níveis fundamental e médio que atuam no formato presencial. Além disso, determinou-se a mesma medida para as faculdades com aulas presenciais.

Torna-se então uma regra para todas as escolas públicas, não somente estaduais, como também municipais.

De acordo com o que consta na publicação do Diário Oficial no último dia 2 de dezembro, os municípios enquadrados na bandeira cinza, grau extremo de contaminação da Covid-19, também fazem parte dessa continuidade de abertura.

Consequências da suspensão de aulas

A mudança na classificação consta em publicação do Diário Oficial do Estado, resultado de reunião ocorrida no dia 2 de dezembro.

A reunião contou com a participação da promotora Vera Bogalho Vieira, do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). Nela avaliou-se que, com as aulas presenciais suspensas, as famílias e os estudantes ficaram mais vulneráveis a diversos problemas sociais.

O comitê decidiu que, para as prefeituras que não tem organização própria para administrar a questão da biossegurança, o sistema padrão de escolas como serviço essencial também passará a valer.

A prefeitura que escolher apostar na escola com a classificação de essencial deverá seguir o protocolo de segurança sanitária a fim de evitar a disseminação do coronavírus.

Na rede estadual de ensino, lançou-se o chamado “Protocolo de Volta às Aulas” no último dia 21 de novembro. Criado por 21 instituições, prevê o Ensino Híbrido no Estado, a partir do próximo ano, com aulas remotas e também presenciais, seguindo protocolos de biossegurança aos 210 mil alunos.

Escolas do MS em 2021

O ano letivo 2020 em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, vai até o próximo dia 18 de dezembro, com retorno somente no dia 8 de fevereiro. Por enquanto, não há definição se mantém-se o sistema presencial ou virtual para o ano letivo 2021.

Vale dizer que, atualmente, o estado vive o crescimento do número de casos de Covid-19. Nesse sentido, muitos municípios voltaram a se enquadrar como de grau alto e médio para infecção.

O mapa atual apresenta 13 municípios na faixa de risco tolerável (amarela), 44 municípios no grau médio (bandeira laranja), 22 no grau de risco alto (bandeira vermelha) e dois na faixa de risco extremo (bandeira cinza): Dois Irmãos do Buriti e Naviraí.

Não deixe de ler também – Operação Lama Asfáltica: Justiça Federal autoriza nova fase em Mato Grosso do Sul

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.