Mochila escolar: Saiba qual tamanho e peso ideais

Muito se fala sobre o peso da mochila escolar. Afinal, crianças e jovens podem ficar com a postura prejudicada se carregarem materiais em excesso na bolsa.

O assunto é tão polêmico que movimenta prefeituras e governos estaduais do Brasil. Muitas cidades e estados brasileiros possuem leis para regular o tamanho da mochila dos estudantes, principalmente quando são crianças.

Uma boa mochila ergonômica não deve ser maior do que as costas de uma criança. Para simplificar, tire duas medidas das costas do seu filho e use-as para medir a altura e largura máximas da mochila. Isso garantirá que a mochila tenha o tamanho adequado para o corpo da criança.

Altura

Encontre a altura máxima medindo a distância da linha dos ombros à cintura e adicionando cinco centímetros.

A linha dos ombros é onde as alças da mochila vão ficar apoiadas no corpo. Ele está localizado a meio caminho entre o pescoço e a articulação do ombro. A cintura fica no umbigo.

A mochila deve caber cinco centímetros abaixo dos ombros e até dez centímetros abaixo da cintura, portanto, adicionar cinco centímetros à medida produzirá o número certo.

Largura

A largura das costas pode ser medida em vários locais, cada um com resultados diferentes. Para uma mochila, o núcleo e os músculos do quadril geralmente carregam mais peso. É por isso que a mochila deve ser mantida centralizada entre as omoplatas.

Para encontrar a largura adequada para uma mochila, meça entre as saliências das omoplatas do seu filho. Adicionar uma ou duas polegadas extras aqui é aceitável.

Tabela de tamanhos para mochilas infantis

Se você não consegue medir a criança por algum motivo – eles se recusam a ficar parados ou você não consegue encontrar nenhuma ferramenta de medição -, você terá de fazer uma suposição fundamentada. Este gráfico ajudará a garantir que essa estimativa seja o mais precisa possível.

O gráfico mostra as alturas e larguras máximas para a criança média de uma certa idade. Faça os ajustes necessários.

Além disso, não se esqueça de ajustar as alças para que se encaixem confortavelmente no corpo da criança. Se as alças estiverem muito soltas, a bolsa ficará pendurada abaixo da cintura, causando estresse excessivo.

Agora se as alças ficarem muito apertadas, no entanto, podem prender os ombros da criança e limitar a amplitude de movimento. Verifique isso no início de cada ano letivo para ter certeza de que a bolsa ainda cabe.

Outras considerações

O tamanho não é a única coisa a considerar ao selecionar uma mochila para a criança. Você também deve prestar atenção a outros detalhes, incluindo o material da bolsa.

Se o estudante for bem ativo, pode preferir uma bolsa feita de material leve e respirável, como náilon, em vez de algo mais pesado, como couro sintético. Já se ele costuma ficar ao ar livre, ou se você vive em um clima chuvoso, considere um saco resistente à água feito de algo como algodão encerado.

Outra coisa a considerar é a quantidade de armazenamento que a bolsa oferece. Algumas bolsas são bastante simples, com espaço para alguns livros cadernos. Entretanto, outras apresentam compartimentos para notebook e outros itens. Descubra quais itens são necessários para o dia a dia na escola e certifique-se de que a mochila pode acomodá-los.

E então, gostou das dicas?

Não deixe de ler também – Como fugir dos preços altos do material escolar?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.