Ministério da Educação: Estão abertas as inscrições do PEC-G para 2021

O Ministério da Educação (MEC) publicou na última quinta-feira (13) o edital de abertura de inscrições para o processo seletivo do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G).

As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 de setembro, junto à missão diplomática brasileira dos países que participam do programa. Para realizar a inscrição os estudantes não precisam pagar taxa.

Sobre o programa

O PEC-G é um programa do MEC cujo objetivo é proporcionar a formação e a qualificação de estudantes estrangeiros em instituições brasileiras de nível superior.

Atualmente, as instituições de nível superior que aderiram ao programa são mais de 100, entre elas figuram institutos e universidades federais, instituições estaduais e municipais e também instituições da rede privada.

O programa criado em 1965 é voltado principalmente para estudantes de países em desenvolvimento.

Desse modo, o PEC-G é funciona como uma cooperação educacional estabelecida pelo Brasil com países da África, da América Latina, do Caribe, da Ásia, da Oceania e também da Europa.

Segundo dados do MEC, os estudantes estrangeiros beneficiados correspondem ao total de 2.000 matrículas atualmente. A maior parte dos matriculados são estudantes africanos, totalizando mais de 70%.

Quem pode se inscrever?

Conforme o edital da edição do PEC-G 2021, podem se inscrever estudantes estrangeiros residentes dos países participantes indicados no edital.

Contudo, para se inscrever, o estudante não pode ter visto para o Brasil, seja permanente ou temporário. Além disso, o candidato deve ter entre 18 e 23 anos completos até 31 de dezembro de 2020.

Quanto à documentação, o estudante deve comprovar a disponibilidade de uma renda mínima para custear as despesas no Brasil durante a realização do curso, comprovar a proficiência da língua portuguesa com certificado Celpe-Bras e também a conclusão do ensino médio.

A lista completa dos países participantes e a lista dos documentos exigidos podem ser conferidas no edital do MEC, publicado no Diário Oficial da União.

É importante ressaltar que as vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior são para o primeiro semestre de cursos de graduação. Para o ano letivo de 2021, são ofertadas vagas em 291 cursos, conforme lista divulgada ontem no site do Ministério das Relações Exteriores.

Gostou deste texto? Então deixe seu comentário!

Confira aqui mais notícias da área de educação.
Veja também Entenda a diferença entre Enem e Encceja.

https://noticiasconcursos.com.br/educacao/educacao-saiba-como-funciona-o-celpe-bras/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.