Matrículas para segundo semestre de 2020 do Sisu terminam nesta terça-feira

Ao todo, são 51,9 mil vagas em universidades públicas, na qual a adesão das instituições é voluntária

Os estudantes selecionados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do 2º semestre de 2020 têm até esta terça-feira (21) para fazer a matrícula na universidade escolhida. Nesta terça termina também o prazo para participar da lista de espera. O sistema seleciona estudantes para vagas em universidades públicas por meio da nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Ao todo, são 51,9 mil vagas em universidades públicas. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a adesão das instituições ao Sisu é voluntária e, na edição do segundo semestre, geralmente o número de vagas disponíveis é menor.

Os estados com maior número de vagas são Rio de Janeiro (11,4 mil); Minas Gerais (7,7 mil), e Bahia (5,4 mil), de acordo com balanço do MEC divulgado há uma semana.

 

Número de inscritos

O Sisu teve nesta edição 424.991 candidatos inscritos. Eles disputam as 51.924 vagas em 57 instituições públicas de educação superior no país. Como o Sisu permite que cada inscrito escolha até dois cursos para concorrer, o sistema computou ao todo 814.476 inscrições.

 

Vagas para EAD

Na edição do segundo semestre de 2020 o SISU também ofereceu ofertas de vagas para ensino a distância. É a primeira vez que o programa disponibiliza essa modalidade além dos cursos de graduação presenciais.

Um total de 814.476 candidatos fizeram a inscrição no processo seletivo, de acordo com o Ministério da Educação.

O secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas diz ser “gratificante poder encerrar esse ciclo e ver nas redes sociais as manifestações de satisfação dos candidatos ao conseguirem realizar suas inscrições com sucesso”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.