Folha lança série especial sobre história da educação em podcast

Conheça também outros podcasts que abordam a educação

A partir da próxima quinta-feira (18), professores do país contarão com uma nova série especial sobre a história da educação em formato de podcast. O Folha na Sala, iniciativa da Folha de S.Paulo, abordará episódios sobre a vida e obra de educadores brasileiros que, em diferentes períodos da história, impactaram e mudaram o modo como se trabalha hoje em sala de aula.

A série vai ao ar sempre às quintas e estará disponível em todas as plataformas de podcast e no site da Folha. Os episódios regulares do programa continuam às terças.

O Folha na Sala é produzido e apresentado pelos jornalistas Juliana Deodoro e Ricardo Ampudia. A coordenação do podcast é de Fábio Takahashi e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Macarini.

Conheça outros podcasts que abordam a educação

 

Caixa de histórias

Ao acessar o Caixa de histórias, o ouvinte ingressa no universo imaginário das narrativas literárias. Além de dramatizar trechos de obras específicas, no estilo audiobook, o podcast discute algumas das facetas do texto.

Fronteiras da Ciência

Produzido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, o Fronteiras da Ciência reúne acadêmicos, estudantes e profissionais para tentar responder a essas e outras questões de forma acessível ao público leigo.

História Online

Produzido por professores de História, o podcast aborda os principais temas relacionados à história geral, história do Brasil e atualidades. História Online segue o formato de aulas para ouvir.

Mamilos

O podcast Mamilos  ganhou destaque na rede após publicar um programa sobre violência contra a mulher na internet, dias antes do ENEM, em 2015, o que acabou auxiliando muitos estudantes com a redação do concurso, que propunha o desenvolvimento de assunto semelhante. Com foco em conteúdo jornalístico, o programa aborda política, sociedade e comportamento.

Nova Escola

A revista Nova Escola levou o debate sobre educação para o formato podcast. Entre os quadros produzidos estão o Educast, série sobre escolas inovadoras feita em parceria com o Porvir; e o Fala aí, professor!, série realizada com a Fundação Lemann, que tem a intenção de “dar voz aos professores brasileiros”.

#Sou Professor

O podcast #Sou Professor é parte de uma campanha realizada pelo Instituto Península, com a intenção de gerar um “movimento positivo de valorização do professor como um profissional relevante, com competências e habilidades próprias, e que exerce um papel decisivo na formação dos indivíduos e na promoção de oportunidades para o desenvolvimento da sociedade”. No programa, os professores discutem com seu pares as práticas de sala de aula.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.