Concursos: Como conseguir estudar mais em menos tempo

Uma técnica ajuda você a adquirir o hábito de estudo diário para atingir a aprovação

Muitos concurseiros se deparam com materiais de estudo complexos e criam cronogramas longos, afinal, precisarão de horas e horas por dia para aprender tudo. O que poucos sabem é que há um método para estudar com mais qualidade mas aplicando menos esforço e tempo.

Essa técnica requer de você uma concentração de pelo menos 10 minutos diários. Isso mesmo. Para quem tem a meta de passar em concurso, claro que apenas esse tempo por dia parece bem pouco.

Porém, esse período pequeno servirá para quem ainda não possui o hábito de estudar embutido em sua rotina. Então, esse método irá ajudar – e muito – a incluir o estudo de maneira natural, aos poucos, e sem “forçar a barra”.

Por que é difícil começar a estudar para concursos?

Quem já estuda a tempos para concursos sabe o quão complicado é o começo. E quem está chegando agora nessa prática, deve estar se perguntando por onde iniciar.

Isso porque é normal ter dúvidas e até medo. Afinal, muitos aprovados em concurso dizem ter se dedicado horas e horas diárias até o dia da prova.

A partir disso, é claro que você já chegará com muita ansiedade para começar a estudar. Você já não tem o hábito diário de aprender conteúdos, imagine se deparar com tantos materiais diferentes, que nunca viu e que demandam uma super atenção?

Quando o nosso cérebro se vê frente a uma meta grandiosa demais, fica praticamente impossível dar continuidade à tarefa por muito tempo.

Sendo assim, o método para se adaptar com pelo menos 10 minutos de estudo é essencial para quem se vê diante dessa dificuldade.

Como estudar menos, porém com mais qualidade?

A primeira dica para quem se preparará para concursos, mas estudar por longas horas ainda está fora de cogitação, é estabelecer um cronograma com as matérias prioritárias. Elas estarão no Edital do seu certame.

Depois disso, escolha um horário bom para você estudar. E também delimite uma quantidade de tempo que seja razoável para aprender certos conteúdos de forma precisa, sem se desconcentrar. Essa definição é bem particular.

Uma sugestão bacana é apostar no método Pomodoro. Ele consiste em por o cronômetro para rodar até 25 minutos. Nesse tempo você deverá estudar sem parar e logo após descansará por cinco minutos corridos.

Pode ser um Pomodoro de 25 minutos por dia até que você se acostume. Aí você irá aumentando gradativamente.

Mostramos como funciona em um artigo especial. Veja – Estudo com pausas: Conheça o método pomodoro e suas vantagens

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.