Ensino Remoto Emergencial: UFRGS divulga novo calendário de aulas

Com Ensino Remoto Emergencial, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou na última terça-feira (28), novo calendário de atividades do semestre 2020/1, com a retomada remota.

Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, as aulas presenciais foram suspensas em instituições de ensino de todo país ainda no mês de março. O isolamento social forçou diversas instituições a optarem pelo ensino a distância.

Nesse sentido, em decisão do Ministério da Educação (MEC), as universidades e institutos federais receberam permissão para realizar a substituição dos componentes curriculares presenciais por atividades remotas.

Assim, a UFRGS estabeleceu retorno através do Ensino Remoto Emergencial.

Calendário 2020/1

Segundo o calendário, o início da programação das atividades foi iniciado nesta semana, na última quarta-feira (29).

Desse modo, as atividades remotas dos cursos de graduação deverão iniciar no dia 19 de agosto, com previsão de encerramento do primeiro semestre letivo para o dia 2 de dezembro deste ano. O calendário prevê também um período de exclusão de matrícula para os estudantes interessados.

É possível conferir o novo calendário 2020/1 com as atividades do Ensino Remoto Emergencial na íntegra na plataforma da Universidade.

Uma das medidas adotadas pela UFRGS para o retorno remoto foi a divulgação de uma cartilha intitulada “Vida acadêmica em situação de isolamento social: Como não a tornar ainda mais excludente”.

Produzida por Valéria Aydos e Dienuza Costa, a cartilha conta com diversas recomendações no sentido de facilitar a inclusão de pessoas com deficiência no Ensino Remoto Emergencial. Desse modo, entre as recomendações presentes no material, há sugestões aos docentes de como preparar materiais acessíveis a todos os alunos, por exemplo.

Gostou deste texto? Não esqueça de deixar seu comentário!

Fonte: UFRGS.

Acompanhe mais notícias da área de educação aqui.
Veja também:
Prêmio Gestão Escolar 2020: Período de inscrição vai até 15 de agosto.
Universidades se preparam para o retorno remoto das aulas.

https://noticiasconcursos.com.br/atualidades/pandemia-volta-as-aulas-pode-ser-um-dos-maiores-desafios-enfrentados-pelo-estado/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.