EJA: alunos do Piauí recebem conteúdo impresso em casa

Os estudantes da 3ª etapa da modalidade são, em sua maioria, idosos e ainda fazem parte do grupo de risco para a Covid-19

Para manter estimulados os estudantes que cursam a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Secretaria Estadual de Educação do Piauí tem distribuído materiais impressos na escola e também na casa de cada um. Os estudantes da 3ª etapa da modalidade são, em sua maioria, idosos e ainda fazem parte do grupo de risco para a Covid-19.

É o caso de Cícera Costa, de 60 anos, estudante do Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) Professora Maria Rodrigues das Mercês, localizado na zona sul de Teresina. Recém alfabetizada, ela comemora o fato de poder continuar aprendendo durante o período de aulas remotas, graças a ação da escola em entregar em casa o seu material de estudo. “É muito gratificante ver o trabalho da escola e de toda a equipe que, mesmo com riscos do coronavírus, saem de suas casas para garantir que a gente possa continuar o ritmo de estudos. A minha rotina mudou e agora me divido entre os afazeres do lar e a prática das lições que a escola traz. A minha filha me orienta nos estudos”, disse a aluna.

Para auxiliar as escolas nesse trabalho de impressão e entrega de material pedagógico, a Secretaria de Estado da Educação liberou recursos do Programa de Autonomia, Cooperação e Transparência das Unidades Escolares (Pactue). São R$ 1.490.886,00 a mais para a inclusão de alunos no regime emergencial de aulas remotas.

O CEJA Professora Maria Rodrigues das Mercês, por exemplo, recebeu R$ 5.234 para a execução dessa ação, que atende 80 alunos que não tem acesso à internet e estudam pelo material impresso.

Quem tem acesso às plataformas digitais e aplicativos, dispõe de uma vasta programação de aulas diariamente via internet, que são transmitidas pelo Programa de Mediação Tecnológica – Canal Educação. O estudante que tem algum problema de saúde ou não pode se deslocar, também recebe o material impresso em casa, seja na zona urbana ou rural.

“A Seduc vem ampliando os esforços para garantir que os conteúdos, as aulas, o material impresso, chegue aos nossos alunos de todas as modalidades de ensino. Tudo aconteceu muito rápido, mas todo esse processo vem nos surpreendendo positivamente. Destacamos o trabalho dos gestores e professores que com muita garra estão se adaptando, mobilizando equipes, estudantes e buscando sempre a melhor solução para que a educação não pare”, disse o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.

Uma reportagem da Folha de S.Paulo mostrou o drama que muitos adultos que estudam pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) têm passado atualmente por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19): a possibilidade de desistirem dos estudos. Especialistas da área ouvidos pela reportagem avaliam que esse grupo é um dos mais vulneráveis com a suspensão das aulas presenciais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.